Maria Tuca reabre com diversas atividades

Piscinas poderão ser utilizadas pelo público a partir de setembro, com segunda etapa

1141
Deputado Vitor Lippi participou de solenidade de reabertura do espaço
Publicidade

Apresentações do coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida e da Banda da Associação Cultural Pró-Arte, além de atividades esportivas, marcaram a reabertura ao público do Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

O evento de entrega do espaço – que passou por revitalização – aconteceu na manhã de sábado, 29 de abril, com presença de autoridades e da comunidade.

Entre elas, a prefeita Maria José Vieira de Camargo e o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva. Também acompanharam a solenidade os secretários municipais Célio José Valdrighi e Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Eles dividiram o palco com o deputado federal Vitor Lippi.

Primeiro a falar, o integrante da Câmara dos Deputados destacou o crescimento do município. Lippi veio a Tatuí para participar de um debate sobre política, com jovens. Na reabertura do parque, falou sobre os desafios da vida pública e enfatizou que “a política não é problema, mas solução”.

O deputado disse ser necessário incentivar jovens a participarem mais da política e o surgimento de novas lideranças. De acordo com ele, todas as pessoas dependem da política para melhoria nas áreas de saúde, educação e segurança. “O futuro, o desenvolvimento, tudo depende da política”, acrescentou.

Publicidade

Sobre o parque, Lippi mencionou o trabalho desenvolvido por Gonzaga quando prefeito. O atual secretário do Governo foi responsável pela retomada do espaço (que era explorado por meio de concessão) e abertura à comunidade. “O Gonzaga fez um trabalho que ficou esquecido e agora está sendo resgatado”, acentuou.

Dirigindo palavra a Maria José, o deputado ressaltou a “vocação dela e do marido” para a vida pública. Lippi comparou o casal a profissionais que se destacam.

Conforme o deputado, a prefeita e o marido são compromissados com a cidade. Lippi ainda fez menção ao vice-prefeito e aos vereadores. Também defendeu a posição do governo federal de realizar as reformas trabalhista e da Previdência, afirmando que elas são necessárias para o país.

O deputado disse ter convicção de que “está no caminho certo” e afirmou que “algumas mudanças precisam ser feitas”, referindo-se às reformas criticadas por sindicatos, partidos de oposição e órgãos ligados à classe dos trabalhadores.

Citando números da economia – que, conforme o deputado, está melhorando –, Lippi disse que o caminho para o país é equilibrar as contas. O parlamentar afirmou que o governo, com a ajuda dos parlamentares da situação, está fazendo esforço “muito grande para equilibrar as contas”.

Focado no município, o discurso do secretário municipal do Meio Ambiente e Agricultura girou em torno do trabalho da atual administração para a reabertura do parque.

Valdrighi afirmou que o Executivo vai “sempre trabalhar com muito carinho dentro do espaço, para permitir a realização de novos projetos”. Entre eles, a continuidade do Envelhecer com Qualidade de Vida.

O parque também abriga a Escola de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho” e, conforme o titular do Meio Ambiente, deverá sediar novas atividades. “É uma área de nove alqueires, então, dá para desenvolvermos muitas coisas, que vão atender aos anseios da população”, acrescentou.

Na solenidade, o vereador João Eder Alves Miguel disse que o parque representa “um marco na história de Tatuí”. O parlamentar afirmou que a reabertura permitirá a utilização do espaço para atividades de lazer e práticas desportivas.

Prefeita Maria José e secretário de obras plantaram árvore

O Maria Tuca pode ser utilizado pelo público aos sábados e domingos. Ele está localizado na estrada dos Fragas, com acesso pelo quilômetro 117,8 da rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127). A Prefeitura disponibiliza transporte por meio de ônibus, com saídas do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”.

O vice-prefeito ressaltou a colaboração recebida pela Prefeitura para a revitalização do espaço. Luiz Paulo citou a contribuição do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), por meio do projeto “Abrace Tatuí”, coordenado por Alessandra Vieira de Camargo Teles.

Voluntários da instituição, que trabalham na campanha de resgate da cidadania dos tatuianos, colaboraram para a reabertura.

“Com a ajuda de toda a nossa equipe da Prefeitura, das conselheiras do Fundo Social e do ‘Abrace Tatuí’, nós pudemos, novamente, restaurar o parque. E, cada vez mais, tenho certeza de que ele vai ficar ainda mais bonito”, declarou.

A prefeita também agradeceu aos colaboradores e fez citação especial ao secretário do Meio Ambiente. Conforme Maria José, Valdrighi dedicou empenho considerável para que o espaço pudesse ser reaberto.

“Nosso objetivo, realmente, é deixar o parque cada dia mais bonito, um ambiente acolhedor e agradável, onde as pessoas possam ter qualidade de vida”, apontou.

A prefeita também programa, para setembro, a entrega da segunda etapa do espaço. Maria José informou que a Prefeitura reabrirá as piscinas na primavera.

Publicidade