Marco Pereira e Toninho Ferragutti lançam ‘Comum de Dois’ em Tatuí­





Gal Oppido

Apresentação em Tatuí é primeira da série que artistas farão no Estado de SP

 

Considerados expoentes em seus instrumentos, os músicos paulistas Marco Pereira (violonista) e Toninho Ferragutti (acordeonista) fazem, em Tatuí, show de lançamento do CD “Comum de Dois”. A apresentação é gratuita e acontece no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, a partir das 20h30, de terça-feira, 11.

Pereira e Ferragutti têm carreiras consagradas no Brasil e exterior. Eles receberam “importantes prêmios e possuem extensa participação em centenas de shows e discos de artistas relevantes”, conforme a assessoria dos músicos.

Além de compositores, os dois são “arranjadores inventivos”. Por conta do “virtuosismo, versatilidade e paixão pela música”, eles se uniram para “Comum de Dois”.

Segundo material enviado ao bissemanário, o álbum é resultado de encontro que aconteceu em janeiro de 2013, ano em que ambos participaram da 31a “Oficina de Música de Curitiba”. Na oportunidade, a direção do evento pediu aos músicos para que fizessem uma apresentação em duo.

“O resultado foi surpreendente: fartura de assuntos musicais, domínio técnico dos instrumentos e perfeita sintonia interpretativa”, destacou a assessoria dos músicos.

Como consequência, eles receberam convites para realizarem, juntos, diversos outros shows e registrarem o encontro em formato CD.

“Comum de Dois” traz oito composições autorais. Entre elas, “Amigo Léo” e “Flor das Águas”, de Pereira, e “Sanfonema” e “Victoria”, de Ferragutti. O álbum está sendo lançado em shows que acontecem em Tatuí, Marília, Botucatu, São Carlos, São Paulo e Campinas. Em alguns deles, os músicos fazem “workshops”.

O projeto de gravação do álbum e a temporada de shows de lançamento no Estado de São Paulo foram elaborados e produzidos por Andrea Costa – Produção Cultural. Ele ficou entre os dez selecionados no ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo.

Marco Pereira é natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão, sob orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos, onde ganhou o título de mestre em violão pela Université Musicale Internationale, de Paris.

Apresentou-se no Festival de Jazz de Paris (1989) e fez turnês pela Alemanha, França, Suíça, Canadá e Estados Unidos. Na Espanha, obteve dois prêmios em concursos internacionais, o “Andrés Segóvia” (Palma de Mallorca) e o “Francisco Tárrega” (Valência).

De volta ao Brasil, a convite da Universidade de Brasília, criou os cursos de violão superior e harmonia funcional. A partir de 1990, participou, em quatro oportunidades, do Free Jazz Festival (São Paulo), com Trio D’Alma (1989); com trabalho solo (1991); ao lado de Wagner Tiso (1992) e Edu Lobo (1996).

Gravou com importantes artistas brasileiros, como Edu Lobo, Gilberto Gil, Gal Costa, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Leila Pinheiro, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos. Em 1995, lançou três CDs. Em 1999, gravou “Valsas Brasileiras”.

Em 2001, lançou o CD “Luz das Cordas”, com o bandolinista Hamilton de Holanda, e, em 2005, o álbum “O Samba da Minha Terra”, com composições próprias e “clássicos da música brasileira”.

Seus últimos trabalhos incluem o CD “Cristal”, um método para violão de sete cordas e “Cadernos de Harmonia”, método de harmonia para violão acompanhados de CDs.

Tem mantido intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta com regularidade.

Ferragutti nasceu em Socorro (São Paulo) e iniciou os estudos musicais com o pai, o saxofonista Pedro Ferragutti. Formou-se em acordeão pelo Conservatório Gomes Cardin (Campinas).

Antes de profissionalizar-se, estudou na Faculdade de Veterinária de Botucatu (Unesp – Universidade Estadual Paulista), curso que abandonou no último ano, em 1983.

Apresentou-se em programas de televisão, participou de gravações de trilhas para filmes e novelas e de shows e CDs de artistas como Gilberto Gil, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Chico César, Sivuca, Dominguinhos, Lenine, Marisa Monte, Elza Soares, Dori Caymmi e Hermeto Paschoal.

Tem atuado como solista de orquestras como a Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra de Câmara da Universidade da Paraíba, Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que o convidou para compor e ser solista do concerto “Fantasia para Acordeão e Orquestra de Cordas”, com “estreia mundial” em junho de 2012, na Sala São Paulo.

Possui quatro CDs solo, “Sanfonemas” (Pau Brasil/ 2000), indicado ao Grammy Latino; “Forrobaby” (MCD/2005); “Nem Sol, Nem Lua” (Biscoito Fino/2006), indicado ao Prêmio TIM de melhor CD instrumental; e “O Sorriso da Manu” (Borandá/2012), considerado um dos dez melhores do ano na lista elaborada pelo crítico Carlos Calado.

Recentemente, apresentou-se em festivais como Spoleto Jazz (Charleston, Carolina do Sul/Estados Unidos), Concertgebouw (Amsterdam/Holanda), Womad Festival (New Plymouth/Nova Zelândia) e Carnegie Hall, com Gilberto Gil (New York/Estados Unidos).

Em Tatuí, os músicos ministrarão o workshop “Ritmos Brasileiros”. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3205-8444.