Maratona de espetáculos chega ao municí­pio via companhia BuZum!





A companhia de teatro de bonecos sobre rodas BuZum! volta ao município para mais um projeto. Desta vez, traz uma maratona de espetáculos por meio de projeto do MinC (Ministério da Cultura) e do Instituto CCR. O grupo teatral que já percorreu mais de 150 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas retorna a Tatuí neste mês.

Com o patrocínio da CCR SPVias, o BuZum! estaciona dois de seus ônibus no Parque Ayrton Senna da Silva, na vila Dr. Laurindo. Os veículos chegam a Tatuí neste domingo, 15, para apresentar 12 sessões gratuitas dos espetáculos “Máquinas” e “Energia”.

A maratona marca o lançamento da itinerância da segunda peça. O espetáculo “Energia” visita 25 cidades no Estado de São Paulo entre os dias 16 deste mês e 9 de setembro. Ele é viabilizado por meio de projeto apresentado pelo Instituto CCR. Trata-se de entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2015 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa.

O instituto é patrocinado pela CCR SPVias, concessionária responsável pela gestão de 516 quilômetros de rodovias no Estado, e que administra trechos em Tatuí.

No espetáculo “Máquinas”, os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte. A peça é desenvolvida de forma lúdica e criativa e traz representação de história de amor que atravessa os tempos.

Para agradar a sua amada, o protagonista inventa diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. No infantil, os personagens fazem uma viagem no tempo, percorrendo desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, de carro, até a invenção do foguete. A peça conta com trilha sonora original assinada por César Maluf.

O enredo de “Energia”, por sua vez, envolve uma criança que chega à sua casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população.

No decorrer dessas atividades, surge uma nova amiga para a criança, a Energia. Essa personagem vem mostrar para as crianças o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.

A peça é o oitavo espetáculo do BuZum! e mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de “quiz show”, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras, como jogo da velha e jogo da memória.

As atividades são apresentadas num telão e consistem em perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que são usadas para acender a luz e usufruir de aparelhos, como: televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

Tanto Máquinas quanto Energia foram criados por Beto Andreetta e Mari Gutierrez. Os espetáculos têm direção de Wanderley Piras. Os dois espetáculos serão apresentados a alunos da rede pública de diversos municípios.

A lista de cidades é integrada por Capela do Alto, Sarapuí, Alambari, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Buri, Itapeva, Taquarivaí, Itaberá, Itararé, Santa Cruz do Rio Pardo, Águas de Santa Bárbara e Cerqueira César. Os espetáculos também serão apresentados em Iaras, Avaré, Itaí, Itatinga, Botucatu, Pardinho, Bofete, Torre de Pedra, Porangaba, Cesário Lange e Quadra.

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o “Livro do Professor”, um material pedagógico entregue a cada professor após os espetáculos.

“São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática”, conta Mari Gutierrez.

De acordo com a companhia, com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula. A intenção é expandir, desta maneira, os conhecimentos do aluno.

O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

O repertório da companhia é composto por oito espetáculos, sendo sete peças para crianças: “Darwin BR”; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; “Filhotes do Brasil”, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; e “Mundo Português”, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul.

Completam a lista: “O Mundo é uma Bola”, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; “13 Gotas”, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e “Máquinas”, sobre a história dos meios de transporte.

O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado “Intolerância”, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, assunto que se tornou rotineiro no cotidiano dos jovens. Em 2015, a companhia estreou o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.

Em 2015, a companhia de teatro itinerante completou cinco anos com números expressivos: foram cerca de 6.000 apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar-condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria arte para crianças – voto popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de melhor produção e melhor autor de texto original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Em Tatuí, a peça “Máquinas” será apresentada às 10h30, 11h30, 12h30, 12h30, 14h, 15h e 16h. As sessões de “Energia” estão programadas para as 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30. Essa mesma peça será reapresentada no município, quando da itinerância por 25 cidades, nos dias 6, 8 e 9 de setembro.