Manu troca titulares da Saúde e Governo





As secretarias da Saúde e do Governo, Segurança Pública e Transportes ganharam novos titulares na segunda-feira, 18. Umberto Fanganiello Filho, Tuta, foi empossado secretário municipal da Saúde no lugar de Sandra Maria dos Santos, que estava no cargo desde junho de 2015.

Por sua vez, o coronel da reserva da Polícia Militar João Carlos Rumin Crepaldi é o novo titular da Secretaria de Governo. Onofre Machado da Silva Junior deixa o cargo que ocupava desde outubro de 2014 para se dedicar a questões profissionais.

O nome dos novos secretários foi mantido em segredo até o momento da apresentação oficial, no paço municipal. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, agradeceu o empenho dos secretários que deixaram as pastas.

“Quero agradecer aos ex-secretários o que vocês fizeram neste período, pelas conquistas que vocês tiveram”, declarou, durante a cerimônia de posse.

O prefeito ressaltou a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde e afirmou que uma pesquisa revelou que o descontentamento com a Saúde em Tatuí era de 54%. Atualmente, segundo ele, “o percentual de pessoas que acham os serviços ruins é de menos de 30%”.

Manu afirmou que os ex-secretários, por não terem experiências em cargos políticos, conseguiram vencer as “desconfianças” que geraram na época da nomeação.

“Achavam que vocês teriam bastante dificuldade, que não teriam capacidade. Vocês mostraram para muitos que conseguiram fazer um bom trabalho, sempre enxerguei essa capacidade em vocês”, afirmou.

O novo titular da Secretaria de Saúde, Fanganiello Filho, tem experiência na direção e gestão de entidades de saúde e assistenciais. Dirigiu a Apae na década de 1990, foi governador da campanha “S.O.S. Santa Casa: Ala Cirúrgica”.

Também foi vice-provedor da Santa Casa por duas gestões e provedor entre 2006 e 2008. Ocupou a presidência do Conselho Municipal de Saúde de Tatuí e dirigiu, por dois anos, o hospital “Leonardus Van Melis”, no município de Paranapanema.

O convite para Fanganiello Filho ser titular da Saúde aconteceu na terça-feira, 12. O prefeito, em discurso, ressaltou as qualidades do novo secretário para comandar a pasta que tem o segundo maior orçamento do município, atrás somente da Educação.

“O Tuta nos ajudou muito nos bastidores, desde o início até hoje. Temos um desafio complexo, mas tenho certeza de que vai se sair muito bem nessa função”, disse Manu.

O novo titular da Saúde agradeceu a confiança do prefeito e elogiou a gestão de Sandra. Tuta prometeu não fazer grandes mudanças na pasta.

“Gostaria de agradecer à Vera e à Sandra pela gestão. Vou assumir uma secretaria bem grande, vou precisar que todos estejam em seus lugares. Conversei com o Manu, e ele está satisfeito com todos os cargos de direção na Secretaria de Saúde”, afirmou.

Coronel da reserva da Polícia Militar, João Carlos Rumin Crepaldi participou da criação da Guarda Civil Municipal de Tatuí, em 1984, e foi o primeiro comandante da corporação.

Como tenente, serviu no Batalhão Metropolitano de São Paulo, o 15º Batalhão da Polícia Militar de Guarda e Escolta, e também atuou no 18º Batalhão Militar de Presidente Prudente e Dracena.

Crepaldi tem experiência na atuação junto à Secretaria de Segurança Pública, do governo do Estado de São Paulo, por meio das funções na PM. Serviu como major no comando de policiamento da área de Sorocaba e, depois, no 22º Batalhão de Itapetininga.

O novo secretário de governo disse que ficou surpreso com o convite do prefeito para ocupar o cargo. O comandante reformado da PM disse que manterá os projetos do gestor anterior e que o relacionamento que tem com as polícias Militar e Civil ajudará na gestão municipal da Segurança Pública.

“A colaboração entre os órgãos Polícia Civil, Polícia Militar e a Guarda Municipal é muito importante. Nós pretendemos fazer um entrelaçamento e troca de informações para que possamos melhorar a segurança pública”, ressaltou.

O novo secretário afirmou que o desafio da pasta será “acompanhar o ritmo do prefeito, que tem se mostrado dinâmico nos três anos de mandato”.

“Ele é jovem e tem feito muito pela cidade, apesar de estarmos enfrentando uma crise financeira. Ele conseguiu balancear a atividade financeira e recuperou a credibilidade da cidade frente aos fornecedores, investidores e funcionários”, declarou.

Crepaldi elogiou o trabalho do antecessor e citou a diminuição dos índices de violência em Tatuí. Para o novo secretário do Governo, Silva Junior se mostrou “muito eficiente tanto nos assuntos de segurança, quanto nos de governo”.

“Temos a cerca eletrônica, o trabalho para a montagem do shopping de Tatuí, que será um marco divisor na história de Tatuí. Todos esses trabalhos tiveram a orientação e a participação do doutor Onofre”, afirmou.

A saída de Silva Junior do governo Manu é temporária. Delegado, o ex-secretário do Governo usará o tempo fora da gestão para fazer o encaminhamento da aposentadoria da Polícia Civil.

O prefeito disse que, “em breve”, Silva Junior voltará para o governo – entretanto, em outra função. “O Onofre volta em outro quadro, pode ser que entre em outra secretaria”, adiantou.

Manu agradeceu o empenho do delegado e ressaltou que vários empreendimentos que Tatuí está recebendo atualmente tiveram o empenho de Silva Junior para se concretizarem.

“O Onofre é uma pessoa que mostrou uma capacidade de articulação, de resolver as coisas, é dinâmico. Conseguiu acelerar as obras da Noma; se temos a empresa contratando pessoas, é pela capacidade dele, um trabalho em conjunto nosso”, declarou o prefeito.

 

Dengue preocupa

Novo titular da Secretaria de Saúde, Fanganiello Filho afirmou que uma das preocupações como secretário é no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da chikungunya e do “zica”.

Fanganiello afirmou que pedirá ajuda da sociedade civil organizada para combater os focos do mosquito na cidade e afastar o risco de epidemia.

“Vou partir do conceito de que a comunidade nos ajude. Temos várias instituições em Tatuí que sempre abriram as portas para mim, para ajudar. Isso não envolve dinheiro nem nada. Envolve a participação e colaboração de todos”, afirmou.

Fanganiello disse que um exemplo de participação e união é a colaboração do Exército nos trabalhos de vistorias às residências, para procurar larvas do mosquito.

“Tenho visto várias reportagens na TV e em jornais mostrando o trabalho dos soldados. É um exemplo legal. Em um momento desses, a gente precisa se unir para combater a dengue”, argumentou.

Evitando fazer promessas até que fique inteiramente informado sobre a situação da Secretaria de Saúde, Fanganiello Filho disse que não fará mudanças nos cargos de direção nem no encaminhamento dos atuais projetos.

“Pretendo continuar com o que está montado hoje em dia, e aperfeiçoar. Isso tudo vai depender da situação. Não vou poder declarar nada, pois não tenho o posicionamento e não tive o tempo de conhecer os trabalhos”, afirmou.

A experiência como provedor de dois hospitais, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e o “Leonardus Van Melis”, em Paranapanema, ajudará na gestão da saúde pública da cidade, na visão de Fanganiello Filho.

 

Monitoramento

O secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Rumin Crepaldi, afirmou que poderá expandir o monitoramento da Guarda Civil para lugares com grande concentração de pessoas, como a região central.

A intenção é inibir crimes como o “saidinha de banco”. Para Crepaldi, a captação e gravação de imagens podem ajudar na elucidação de crimes, com a identificação de suspeitos.

“Vamos estudar a possibilidade de aumentar o monitoramento, pois possibilita a efetividade do serviço policial. A ideia é fazer um planejamento e adequar. Parece-me que já existe um projeto neste sentido”, afirmou.

Segundo o secretário, a instalação da “cerca eletrônica” e a modernização dos equipamentos da Guarda Civil Municipal ajudaram na diminuição das ocorrências em Tatuí. “É um trabalho que tem dado resultado, e sabemos que o caminho é esse: equipar e modernizar a Guarda”, declarou.

 

Novas mudanças

As eleições de outubro poderão mudar a equipe de governo do prefeito Manu. Com a proximidade do pleito, alguns secretários deixarão os postos para concorrerem às vagas de vereadores.

Pela Lei Eleitoral, os secretários municipais que se candidatarem a vereador devem deixar os cargos seis meses antes das eleições. O prazo para a eleição deste ano vence em abril.

O prefeito já conta com a possibilidade de trocas na equipe. “Temos secretários que vão se desligar, devido ao período eleitoral. Alguns serão candidatos e outros vão fazer parte da organização da campanha”, contou.

Uma das mudanças previstas é a volta do ex-secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado Silva Junior. Durante a apresentação do novo titular da pasta, Manu deixou claro que a saída de Silva Júnior do governo é temporária.

“Não sei dizer precisamente quantos secretários sairão do governo, mas teremos algumas mudanças, sim”, concluiu.