Mais de 5 mil negócios de pequeno porte constituem a economia local





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Érika dos Santos deciciu se cadastrar como Micro Empreendedora Individual em 2011

 

Só no Brasil, existem mais de 5 milhões de pequenos negócios, entre micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs). Deste total, mais de 2 milhões estão no Estado de São Paulo e 5.800, em Tatuí, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Para se der ideia do que isso representa na economia do país, 99% das empresas instaladas no Brasil são MPEs. E 67% dos postos de trabalhos com carteira assinada estão dentro, justamente, desses micros e pequenos empreendimentos. Ou seja, de cada dez vagas de emprego, quase sete estão em MPEs.

De todas as micros e pequenas empresas do Estado de São Paulo, 40% fazem parte do comércio, 39% do setor de serviços, 12% da indústria e 9% da atividade rural.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, existe tendência de aumento no número de MPEs e MEIs em todo o país.

“Tem surgido novas empresas a cada dia, e, hoje, o principal sonho do brasileiro é abrir uma empresa. Ele quer ser dono de seu próprio negócio e está motivado a realizar este sonho”, destaca Freitas.

Em relação ao perfil de escolaridade dos empresários paulistas, tanto de micros e pequenas empresas quanto empreendedores individuais, o gerente regional do Sebrae afirma que 36% possuem o ensino médio completo ou incompleto e 33%, o ensino superior completo ou pós-graduação.

Ele relata que tem sido registrada mudança no comportamento dos futuros empreendedores brasileiros. Atualmente, segundo Freitas, 70% das pessoas que buscam as orientações do Sebrae são “empreendedores de oportunidade” e apenas 30%, “de necessidade”.

“Isto quer dizer que os futuros empresários estão planejando mais, se preparando melhor e buscando uma boa oportunidade de negócio para empreender, e não apenas empreender em algo porque não têm mais opção de renda. Essa nova postura pode diminuir o risco de falência das empresas”, explica.

O gerente regional do Sebrae em Sorocaba destaca que um dos segredos para ter sucesso ao abrir o próprio negócio é fazer um bom planejamento, pesquisar muito e conhecer bem o segmento no qual pretende atuar.

“O empresário é o principal ator para a criação de uma empresa e, por isso, ele precisa analisar muito bem o mercado e compreender se está oferecendo o que seu cliente realmente deseja”, finaliza Freitas.

Empreendedores

O educador físico Davi Teles Laranjeira, 30, decidiu largar a vida de “personal trainer” para abrir uma loja de suplementos alimentares, em outubro de 2012, no centro.

“Enquanto atuava como personal, eu já vendia suplementos, e disso surgiu a ideia de montar minha própria loja e ter a venda desses produtos como fonte de renda”. Em menos de 20 dias, após procurar as orientações do Sebrae, Laranjeira já estava com o CPNJ em mãos.

Ele conta que o investimento inicial foi alto, pois era preciso começar do zero para viabilizar a criação do empreendimento. “No início, houve um gasto maior, tanto para estruturar a loja como para comprar os produtos, pois os fornecedores pedem pagamento à vista”.

“Hoje, meu negócio já caminha tranquilamente. Consegui meu espaço no mercado e já penso, até, em abrir a segunda loja, na rua 11 de Agosto, com a ajuda de um sócio”, contou.

Para ele, o maior desafio de ser dono do próprio negócio é conseguir fidelizar o cliente. E o aspecto mais positivo é “poder fazer as coisas do jeito que acha melhor”.

“Quando temos nossa própria empresa, podemos organizar as coisas da nossa maneira e correr atrás do que sabemos que vende mais, por exemplo”.

A fotógrafa Érika dos Santos, 30, também não pensou duas vezes antes de se formalizar como microempreendedora individual.

“Assim que me formei na faculdade de fotografia, em 2011, já sabia que queria trabalhar como autônoma e, por isso, fui buscar informações sobre como conseguir um CNPJ”.

Em dezembro do mesmo ano, Érika já estava atuando como fotógrafa profissional, cobrindo eventos como aniversários e casamentos, e fazendo “books” para lojas. “Hoje, meu forte é gestante e bebê, mas posso abranger todo tipo de evento”, reforça.

Para ela, a maior vantagem em ter uma empresa, por menor que seja, “é ver que todo o esforço e toda a dedicação são direcionados para o próprio negócio”.

“O reconhecimento e a satisfação por fazer algo que se gosta não tem preço. E o amadurecimento também é um grande ganho”, afirma Érika.

Já em relação aos desafios, ela também reconhece que o maior é a fidelização dos consumidores. “É preciso usar a criatividade, lançar promoções e achar o melhor caminho para conquistar os clientes. Tenho que ter um diferencial e, para isso, aposto nos “mimos” e nas surpresas”.

Palestra e oficina

Nesta quarta-feira, 19, o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), do Sebrae, promove palestra para empreendedores individuais e empresários de micros e pequenos negócios. O encontro será no Sindicato Rural Patronal, localizado na rua 11 de Agosto, 1.375, a partir das 19h30.

Com o tema “Por dentro dos custos, despesas e preço de venda”, a palestra tem como objetivo principal orientar os empresários sobre a importância de desenvolver habilidades gerenciais que melhorem a gestão financeira das empresas.

Já na próxima segunda-feira, 24, o PAE realiza oficina de empreendedorismo, com o tema “Sei empreender”. Dessa vez, o evento será direcionado apenas para empreendedores individuais e tem como objetivo orientar os participantes sobre os princípios do empreendedorismo.

Os dois encontros são gratuitos e têm vagas limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição pelo telefone 3251-4766, ou presencialmente, na sede do PAE, localizado na rua Coronel Aureliano de Camargo, 943, no centro.