Mais de 340 alunos realizam cursos do Fusstat neste primeiro trimestre

    Social tem 17 capacitações em andamento; grade soma oito novidades

    505
    Cursos do Fusstat em 2019 tem início nos centros de capacitação (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    EleService institucional
    Anglo
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Mais de 340 alunos estão realizando os cursos do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) neste primeiro trimestre nos Centros de Capacitação. As primeiras aulas tiveram início na semana de 11 a 14 de março, em 17 cursos.

    No Jardim Santa Rita de Cássia, estão acontecendo os cursos de panificação, “Costurando o Futuro” e “Kit Festa”. No bairro Santa Cruz, os alunos começaram as aulas de “Kit Festa”, crochê, crivo, ajour e panificação.

    No CDHU, seis cursos estão em andamento: bolo, panificação, “Escola de Moda”, costura básica, crochê e informática.

    Os cursos “Kit Festa” e do “Projeto Recicla Vida” começaram no Centro de Capacitação do Jardim Gonzaga; e os de esmalteria, costura básica, costura para adolescentes e tortas, na vila Angélica.

    Além disso, na sede do Projeto Cozinha Solidária, teve início o curso “Faça e Venda”. Já no Centro de Capacitação da vila Esperança, os alunos começaram o costura básica, “Recicla Jeans”, “Escola da Moda”, “Kit Festa” e hardanger.

    Publicidade
    Siltec
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    EleService institucional

    Já no mês de fevereiro, também tiveram início os cursos de cabeleireiro e manicure, no Espaço da Beleza.

    De acordo com a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, neste ano, a intenção é priorizar os cursos rápidos. A maioria deles termina no máximo em três meses.

    “Estamos focando nos cursos rápidos. O ‘Faça e Venda’, por exemplo, é realizado em quatro aulas nas quais eles vão aprender a fazer uma torta doce e uma salgada. Os alunos apreendem a receita e já podem sair vendendo – são os que mais têm procura, inclusive”, contou.

    Sônia explica que, mesmo com as aulas em andamento, as inscrições continuam abertas. Os interessados devem procurar os centros de capacitação e realizar o cadastro reserva. Os primeiros inscritos serão selecionados para as próximas turmas.

    “Sempre tem lista de espera, recebemos pelo menos umas 500 inscrições nesta primeira etapa e temos cerca 345 alunos nos cursos. Também estão para serem lançados novos cursos e ainda tem o de cuidador de idoso, que pretendemos começar em maio”, adiantou.

    A grade deste ano conta com oito novas qualificações. Sete são voltadas ao público em geral e a oitava é de reaproveitamento de alimentos direcionado às pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos, cadastradas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

    Além dos cursos de panificação, artesanato, costura e esmalteria – já solidificados pelo Fusstat -, foram acrescentados: bolo confeitado, “Faça e Venda”, “Kit Festa”, “Desenho da Moda”, costura para adolescentes, costura industrial e hardanger.

    As capacitações fazem parte do programa de trabalho elaborado pela equipe do Fusstat, presidente e coordenadoras dos centros de capacitação, que ficam no Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, CDHU, Santa Rita, Santa Cruz e centro.

    Entre os “cursos rápidos”, também estão os realizados em parceria com a marca de chocolates, doces e confeitos Mavalério. A qualificação é realizada em apenas uma aula.

    A primeira turma, formada no dia 11 de fevereiro, aprendeu a fazer ovos de Páscoa no pote, e, na quinta-feira, 14 de fevereiro, aconteceu o curso “Ovos Criativos”.

    “Os alunos já aprenderam a fazer diversos ovos diferentes: primeiro, no pote e, na semana passada, os criativos. Queremos trazer receitas diferentes do que tem por aí, para que a pessoa saia do curso e tenha um produto de qualidade e atrativo ao consumidor, para vender e gerar renda”, acentuou.

    A empresa volta ao município, nos próximos meses, com aulas de biscoitos e casadinhos, dia 26 de abril, e de bolos caseiros, dia 25 de maio. As inscrições para os cursos da Mavalério devem ser iniciadas dias antes da aula. A programação ainda será divulgada pelo Fusstat.

    “Têm que acompanhar sempre nas redes sociais do Fusstat. Nós vamos anunciar a abertura das inscrições para os cursos de Páscoa alguns dias da aula. E as vagas acabam rápido”, comentou a presidente.

    Além disso, Sônia adiantou que o Fusstat deve dar início ao projeto de reciclagem de garrafas pet com novas aulas para a confecção de enfeites de Natal. Ela ainda não deu prazo, mas assegurou que as aulas devem começar em breve.

    “Já fizemos um projeto para dezembro, para fazer mais enfeites de pets e aumentar a decoração, juntando com a que já foi usada no ano passado na Praça da Santa. Vamos começar a fazer um projeto bem bonito”, completou.

    Publicidade
    Siltec
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Anglo