Maioria opina que prioridade no combate í  H1N1 é vacina





Neste sábado, 30 de abril, o Ministério da Saúde dá início à campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 (gripe suína). No Estado de São Paulo, a ação visa imunizar 9,5 milhões de pessoas, incluindo idosos, crianças, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, doentes crônicos, profissionais da Saúde e detentos.

A iniciativa é considerada prioritária para a maioria dos leitores do jornal O Progresso. Pelo menos é o que aponta enquete virtual realizada em “O Progresso Digital”. A pesquisa, levada “ao ar” na manhã de sábado, 23 de abril, questionou os leitores sobre as medidas mais urgentes para contenção da gripe.

De acordo com resultado, quase metade dos votantes escolheu a opção “público-alvo” como resposta para a pergunta: “Em sua opinião, o que deve ser prioritário para contenção da gripe H1N1 em Tatuí?”. Ao todo, 49% dos leitores escolheram a opção.

Outros 26% opinaram que a prioridade deve ser “campanhas de prevenção junto à população” e, por fim, 25% votaram em “treinamento dos profissionais de saúde para casos suspeitos”.

Neste fim de semana, o bissemanário lança nova pergunta. No dia 25 de abril, a Polícia Militar Ambiental autuou um homem acusado de caçar capivaras (reportagem nesta edição).

A ocorrência traz à tona discussão sobre a preservação do meio ambiente e origina a questão: “Em Tatuí, qual o principal risco para os animais silvestres?”. As respostas são: “caça predatória”, “desmatamento” e “falta de programas de preservação”.

O questionamento ficará aberto à participação entre este sábado, 30 de abril, até a tarde de sexta-feira, 6 de maio, em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). O resultado será divulgado na edição do próximo domingo, 8.