Maioria não crê que o ensino alfabetize até o terceiro ano

Enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso apontou que a maioria das pessoas não crê que a rede pública de ensino dê conta de alfabetizar as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental. O resultado da pesquisa, cuja votação terminou na tarde de sexta-feira, 4, demonstra que 90% dos participantes não acreditam que os alunos possam sair totalmente alfabetizados.

Apenas uma minoria dos leitores acredita que os estudantes da rede pública chegam ao terceiro ano totalmente alfabetizados.

No total, 10% dos participantes optaram pelo “sim”, como resposta à questão veiculada em O Progresso Digital (www.oprogressodetatui.com.br) e que teve base em projeto anunciado pela prefeita Maria José Vieira de Camargo. O assunto foi tema de reportagem publicada na edição do dia 30 de julho. O assunto desta semana trata da saúde pública. No dia 31 de julho, o município sediou reunião da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), com participação de deputados e prefeitos dos municípios.

No evento, além da questão de resíduos sólidos, eles discutiram formas de desafogar a fila de cirurgias eletivas no SUS (Sistema Único de Saúde). Levantamento apresentado pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB) dá conta de que dez mil pessoas aguardam cirurgias na região (reportagem nesta edição).

Em Tatuí, o parlamentar propôs um novo modelo de gestão das cirurgias eletivas, passando parte dos atendimentos para as cidades menores, criando “micropolos” de saúde na região.

Com base na proposta, o jornal pergunta: “Você ou algum parente já precisou ser submetido a uma cirurgia por meio do SUS?”.

A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir deste sábado, 5. Os leitores terão oportunidade de participar até a tarde de quinta-feira, 10, com resultado final sendo publicado na edição impressa e especial de aniversário de 191 anos de Tatuí, a circular na próxima sexta-feira, dia 11.