Maioria diz que “sensação” de segurança não se modificou

Da redação

Pouco mais de um terço das pessoas que participaram da enquete promovida semanalmente pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apontou que a “sensação de segurança” não mudou no ano passado.

Essa foi a resposta de 41% dos leitores à pergunta: “Em relação ao ano passado, como ficou a sua sensação de segurança em Tatuí?”. As demais respostas indicaram que a sensação “melhorou”, para 24%, e “piorou”, para 35%.

A questão esteve em pauta devido a estudo da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo que apontou que a violência no município diminuiu entre os meses de janeiro e novembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Conforme levantamento realizado pelo órgão, a queda é constatada nos principais índices de criminalidade, alcançando redução de 50% nos casos de homicídio doloso, 31,5% nos registros de roubo e 21,5% nas ocorrências de furto.

Em números, a queda representa redução de oito para quatro casos de homicídio doloso. Os de roubo caíram de 149, em 2018, para 102, no ano passado, e os de furtos, de 905 para 710.

Para a próxima pesquisa, a enquete tem como tema os acidentes de trânsito. O número de mortes causadas por esse tipo de ocorrência em Tatuí teve queda de 8,3% na comparação entre 2019 e 2018, segundo relatório divulgado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga).

O Departamento de Mobilidade Urbana sustenta que as campanhas educativas, a sinalização no trânsito e o trabalho realizado pelo setor de fiscalização contribuíram para a redução de mortes. No ano passado, foram 22 mortes e em 2018, 24.

Diante disso, a enquete pergunta: “Em sua opinião, o que mais pode ajudar a diminuir os acidentes de trânsito?”. As respostas são: “campanhas educativas”, “sinalizações” e “punições”.

A participação acontece até a sexta-feira, 31. O resultado será divulgado na edição do próximo final de semana, dia 2 de fevereiro.