Maioria convive com pessoas que resistem a ajuda por saúde

116
Publicidade

A enquete promovida pelo jornal O Progresso em seu site de notícias (www.oprogressodetatui.com.br), nesta semana, indicou que 68% da população convivem com pelo menos alguma pessoa que enfrenta problemas emocionais, mas resiste em procurar ajuda.

Aberta no sábado passado, 24 de agosto, e mantida até a sexta-feira, 29 de agosto, a pesquisa abordou como assunto a saúde mental.

O tema esteve presente no CEU das Artes, que sediou a primeira Semana da Psicologia, em comemoração ao Dia do Psicólogo – celebrado em 27 de agosto – promovido pelo Espaço de Psicologia e Coaching Meraki, com apoio da prefeitura.

Nesta semana, a enquete aborda o segundo caso de sarampo em Tatuí, confirmado na quarta-feira, 28 de agosto, pela prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde (reportagem nesta edição).

A doença havia sido erradicada em todo o país e não registrava nenhum caso na cidade desde 2002. Contudo, somente nos últimos dois meses (julho e agosto), 16 casos de suspeita de sarampo haviam sido notificados pela VE. Os pacientes passaram por exame e aguardam resultado.

Publicidade

Para evitar a contração do sarampo, é preciso tomar a vacina tríplice viral, que protege, também, contra a rubéola e a caxumba (reportagem nesta edição).

De acordo com a secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, apesar de a situação estar controlada, é “importante que a população verifique se está com a vacinação em dia”.

Desta forma, a enquete pergunta: “Você sabe se já tomou todas as vacinas constadas na carteira de vacinação?”.

Com as opções, “sim” e “não”, as respostas serão computadas até a próxima sexta-feira, 6, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 8.

Publicidade