Maioria afirma não confiar no processo de voto eletrônico

A maioria dos leitores que participou da enquete promovida pelo jornal O Progresso ao longo desta semana indicou não confiar na segurança das urnas eletrônicas.

Pela pesquisa, realizada no portal de notícias do bissemanário (www.oprogressodetatui.com.br), 60% deram essa resposta, ao passo que outros 40% assinalaram confiar no atual sistema de contagem de votos no Brasil.

O assuntou figurou a enquete a partir de reportagem sobre a segurança dos dados processados nas urnas eletrônicas utilizadas nas eleições. No primeiro turno, efetivado dia 7, Tatuí teve registro de cinco casos de supostas falhas no aparelho, que estão sendo investigados.

Nesta semana, o assunto da enquete é o calendário anual de vacinação infantil. Em 2018, houve queda na adesão a mais de uma das campanhas, deixando em alerta as autoridades da área de saúde.

O tema é abordado na segunda edição do especial O Progresso da Criança, que o jornal leva aos leitores neste final de semana, encartado gratuitamente junto aos exemplares de assinantes e venda avulsa.

A questão é posta da seguinte forma: “Seus filhos cujas idades se enquadram dentro do calendário nacional de vacinação receberam as doses em ‘todas’ as campanhas promovidas durante este ano?”.

As opções de resposta são: “sim”, “não” e “não tenho certeza”, as quais podem ser indicadas até às 16h30 de sexta-feira, 26. O resultado será publicado na edição do dia 28.