Maioria afirma aprovar ‘nova’ Praça da Santa do município

126
Publicidade
Siltec
Da redação

A maioria que votou na enquete promovida semanalmente pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) assinalou aprovar a revitalização promovida na Praça da Santa.

A praça Martinho Guedes foi reinaugurada no dia 18 de dezembro, marcando a entrega da primeira obra concluída com recursos do programa MIT (Município de Interesse Turístico), por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

O local foi adaptado às normas de acessibilidade – com a instalação de rampas de acesso -, recebeu novo piso, lixeiras e novos bancos. Além disso, ganhou palco para apresentações musicais em um pergolado, cujo piso representa os teclados de um piano.

O projeto arquitetônico é novo, contudo, a identidade histórica do local foi preservada, com a manutenção do “Pinheirão”, do Panteão de Tatuí (Imagem de Nossa Senhora da Conceição, obra do artista plástico Luiz Morroni, doada ao município em 1945) e do obelisco do Lions Clube de Tatuí.

A imagem da padroeira da cidade – inaugurada em 20 de agosto de 1945 – ganhou nova iluminação e está instalada no centro da praça, em meio a um chafariz. O projeto de revitalização ainda incluiu nova arborização, canteiros e iluminação.

Publicidade
Siltec

As mudanças foram aprovadas, pela apuração da enquete, por 51% dos participantes; por sua vez, outros 49% apontaram não ter gostado da revitalização.

Nesta próxima semana, o tema da enquete aborda a área de lazer – em particular, um dos espaços oferecidos à população pelo município.

Durante todos os domingos de janeiro, a prefeitura realiza o projeto “Estação Verão”, no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

Das 10h às 11h30, ocorrem aulas de hidroginástica e, das 13h30 às 15h, acontece a amarelinha africana, dança e caminhada. Em cada domingo, é feita uma atividade extra, como corrida de quatro quilômetros, futebol e vôlei.

Os interessados podem participar gratuitamente de todas as atividades, sendo necessária a utilização de traje de banho para as aulas de hidroginástica.

Aos finais de semana, um ônibus realiza a rota entre o Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e o Parque “Maria Tuca”, gratuitamente. O transporte coletivo deixa o “Mercadão” às 9h e retorna às 17h.

Assim, a enquete questiona: “Você já participou de pelo menos alguma atividade de lazer no Parque ‘Maria Tuca’”?”. As respostas, “sim” ou “não”, podem ser dadas até o dia 17. O resultado será divulgado na edição do dia 19.

Publicidade
Siltec