Lutador leva triplo ouro no kickboxing





O esporte tatuiano recebeu três medalhas de ouro na Copa do Brasil de Kickboxing deste ano. O mestre Leandro Moraes, 28, sagrou-se campeão em três modalidades da luta. O campeonato foi realizado na capital paulista entre os dias 4 e 7 deste mês, no ginásio do Clube Atlético Ypiranga.

Moraes, que é professor do esporte, recebeu a maior premiação das modalidades “full contact”, “point fight” e “light contact”, na categoria meio pesado faixa preta, até 91 kg. A competição é a última antes de o lutador viajar para Cancun, no México, onde disputará o Panamericano de Kickboxing, na categoria full contact.

A final da principal modalidade do esporte, a full contact, foi vencida por Moraes a partir de nocaute. O lutador venceu o gaúcho Adilson Fachin, então campeão brasileiro, com 30 segundos de luta. Somente neste ano, foram conquistadas dez medalhas de ouro, entre competições estaduais e nacionais.

“Eu já estava convocado para ir ao Panamericano do México, mas preferi ir disputar essa competição pela experiência de lutar com os melhores lutadores brasileiros do momento. Serve como preparação”, afirmou.

A conquista da tríplice medalha em São Paulo aconteceu de forma invicta. As oito lutas disputadas no ginásio do Ypiranga foram vencidas por Moraes, que não perde desde 2015. Nascido em Itu, o atleta pratica o esporte desde os 14 anos.

“Fazem 22 lutas que não perco. Essa sequência de vitórias faz com que a responsabilidade de trazer medalhas aumente, assim como a minha expectativa de sair vitorioso”, declarou.

De acordo com o lutador, o principal obstáculo para disputar a competição no México é o custo da viagem, alimentação e hospedagem. São necessários R$ 6.000 para a viagem de Moraes, entretanto, o lutador conseguiu cerca de 30% do valor necessário.

“Consegui um patrocínio da Grantel e estou juntando dinheiro com a venda de rifas. Ainda preciso de muito dinheiro para conseguir viajar e tenho um mês e meio para a competição. Mesmo com todos os ouros continuo tendo dificuldades com doações”, lamentou.

O Panamericano será a terceira competição no exterior de Moraes. Veterano em competições internacionais, o lutador trouxe três medalhas de ouro do Chile e participou do mundial da modalidade em Dublin, na Irlanda.

“O Panamericano é bem disputado, pois participam atletas dos Estados Unidos, Canadá e eles são muito bem preparados. Será um campeonato duro, mas vou confiante para o México”, declarou.

Além de Moraes, a cidade será representada pela lutadora Luciana Maria Cardoso, 34, que disputará kickboxing full contact na categoria faixa amarela até 70 kg. A dupla de lutadores deverá embarcar para o México no dia 23 de outubro. A competição está prevista para começar em 26 de outubro.