Livro que ensina bons hábitos às crianças será lançado no ‘MHPS’

Obra dedicada ao público infantil é fruto de trabalhos de dentista e de ilustrador Fábio Antunes (reprodução/divulgação)

Ensinar as crianças a terem bons hábitos de higiene bucal e preencher uma lacuna no mercado editorial. Este é o propósito do livro “Golfinho tem dor de dente?” a ser lançado em Tatuí na noite desta quinta-feira, 21. O evento de apresentação da obra será realizado às 9h, no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”).

O livro infantil conta com ilustrações de Fabio Antunes, o Binho. Ele é resultado de uma constatação feita pela autora, a dentista Naia Tonhá Almeida. De acordo com a profissional, encontrar uma criança que escove os dentes três vezes por dia sem fazer manha e que já tenha consciência da importância do ato e de ter uma alimentação saudável continua sendo uma raridade.

Entretanto, não é no consultório da especialista que resolveu usar todo o conhecimento ortopediátrico como inspiração para escrever a obra. Golfinho tem dor de dente? foi lançado, primeiro, em São Paulo, no dia 10 de dezembro de 2016. A apresentação em Tatuí tem dois significados para os envolvidos.

O ilustrador residiu em Tatuí e fez boa parte dos trabalhos que estão presentes na obra na cidade. A proposta de trazer o livro a Tatuí veio de uma conversa que Binho teve com Cassiano Sinisgalli. O bate-papo entre o ilustrador e o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude acabou se transformando em um convite, a ser cumprido nesta semana.

“O Cassiano gostou do projeto e me fez o convite. Acho que é uma forma carinhosa de fazer uma homenagem à cidade, também porque eu desenhei as ilustrações quando estava em Tatuí, recuperando-me de um AVC (acidente vascular cerebral). Então, lança-lo em Tatuí tem um caráter especial”, contou.

Binho integrou o projeto da dentista a partir de conversas com a especialista. Os dois já mantinham relação profissional. “Ela era cliente do meu estúdio, em São Paulo, e nós começamos a conversar a respeito do assunto”, relatou.

À medida que as conversas se intensificaram, os dois partiram para a prática. “A Naia Tonhá foi me pedindo informações sobre ilustrações, e eu, comecei os desenhos. Foi aí que resolvemos estabelecer uma parceria”, recordou-se.

(ilustração: Fábio Antunes)

Como o livro trata de higiene bucal, as ilustrações tinham de enfatizar pontos importantes. Durante a fase de elaboração delas, Binho contou que trabalhou com as sugestões apresentadas pela profissional. “Construímos juntos”, citou.

No total, a obra contém 14 ilustrações de página dupla, adaptadas do projeto original. A autora queria, inicialmente, que as ilustrações fossem feitas com base na técnica “pop-up” (com dobraduras de papel que saltavam dos livros e dão a impressão de movimento), também chamada de 3D (três dimensões).

Entretanto, a publicação teria o custo elevado, uma vez que é preciso fazer a modelagem dos desenhos para que eles se encaixem no livro quando estiver fechado e “saltem” dele, quando for aberto. “Conversando com a autora, resolvemos fazer de outra forma, a digital, mas com o efeito que ela queria”, disse.

O golfinho e os companheiros dele têm traços com referência em personagens da Disney. Em função do ambiente (o mar), há predominância do azul. Os detalhes serão compartilhados pelo ilustrador no lançamento da obra. Binho participará da apresentação em Tatuí ao lado de Naia Tonhá, que dará autógrafos.

“Dentro e fora do Brasil existem poucos livros infantis com uma temática odontológica”, conta a dentista. Ela identificou a carência no mercado editorial antes de estrear no mundo das letras.

“Na literatura infantil faltam obras ilustradas e ricas que tenham como objetivo principal o estímulo a comportamentos saudáveis, em especial relativos à saúde bucal”, disse.

Formada em odontologia há 25 anos e mãe de dois filhos já crescidos, Naia possui uma série de especializações e está inserida no universo infantil há mais de 20 anos. Atua em consultório de odontopediatria adaptado para conquistar e tratar os pequenos.

No livro Golfinho tem dor de dente?, escrito em letra bastão e próprio para a fase de alfabetização, ela aborda de maneira leve, divertida e lúdica temas sérios de saúde pública. São eles: higiene bucal, técnicas de escovação e alimentação saudável.

A obra começa como carismático golfinho Tursi chorando de dor e pedindo por ajuda em alto mar. Da areia da praia, a dentista Tchanaia ouve o lamento e procura uma maneira de ajudá-lo. E assim, entre mergulhos, passeios de barco, curiosidades e, claro, muitos cuidados com os dentes, se inicia uma aventura.

Para que o livro fosse publicado com personalização total e sem nenhuma interferência, a autora criou a NaiaBooks, uma editora independente que tem um longo trabalho pela frente.

“Um dos meus objetivos é viabilizar a distribuição da obra em todas as regiões do país e utilizá-la como material de apoio em palestras para crianças de cidades mais distantes dos centros urbanos e também em outros estados”, contou.

Golfinho tem dor de dente? já foi traduzido para o inglês e espanhol e tem um nicho grande a ser contemplado. No Brasil, o número de crianças entre 1 e 6 anos de idade já ultrapassou os 20 milhões, de acordo com os dados da autora.

Autora e ilustrador

Naia Tonhá Almeida formou-se em odontologia pela Unisa (Universidade de Santo Amaro) em 1991. Trabalha há mais de 25 anos no atendimento odontopediátrico.

É especialista em ortopedia funcional dos maxilares pelo CFO, membro da ABPP-RNO (Associação Brasileira Pedro Planas – Reabilitação Neuro Oclusal) com mestrado em homeopatia. É também professora do curso SOS Respirador Bucal, no NEOM RB Pesquisa Educação e Atendimento em Odontologia.

Paulistano nascido em 1975, começou a trabalhar como ilustrador aos 14 anos no jornal O Progresso de Tatuí. Aos 19 anos, quando cursava publicidade no Mackenzie em São Paulo e trabalhava como assistente de arte, redesenhou o personagem Toddynho, o qual ilustrou até 2014.

Aos 28 anos, abriu o próprio estúdio de ilustração, o Fun Toones. Desde então, criou diversos personagens e fez ilustrações para grandes marcas, como a linha Naturé da Natura, para a qual criou mais de 30 personagens, e ilustrou o livro infantil Tchibum no Mundo.