Livro de crônicas homenageia Tatuí­ e será lançado no dia 18





O autor pernambucano radicado em São Paulo Francisco Macêdo Júnior lança na sexta-feira, 18, o livro “São Paulo, Um Estado de Emoções”. O evento de lançamento da publicação acontece a partir da 18h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O livro traz três crônicas em homenagem a Tatuí, a “Capital da Música”. Elas falam sobre o MHPS, a cidade musical e o cururu.

O objetivo do evento é “brindar” o participante com uma noite cultural. Além do lançamento do livro, o programa de apresentação inclui “breves palestras” sobre a música de raiz, a crônica como estilo literário e o museu e sua história. Na ocasião, o MHPS estará aberto para visitação, com exposições permanentes e especiais.

O livro “São Paulo, Um Estado de Emoções” é publicado pela Editora Pasavento. A empresa fez o lançamento da obra primeiro na capital, no dia 29 de janeiro. Tatuí é a primeira cidade do interior do Estado a receber o lançamento.

A obra consiste numa coletânea de 30 crônicas relacionadas ao Estado de São Paulo. Elas foram publicadas, originalmente, no blogue “Jornal da Besta Fubana”, sediado no Recife, editado pelo escritor Luiz Berto.

Em síntese, trata dos “tapas e beijos” em que autor e Estado-país se envolveram e que produziram as juras de amor e algumas “passagens duras no relacionamento intenso dos dois”.

“São Paulo, Um Estado de Emoções” é um livro classificado como “leve, de muitas aventuras e fervores”. Conforme o autor, a aparente despretensão e liberdade de espírito não devem ser confundidas, porém, com falta de apuro na linguagem e no estilo.

A obra conta, ainda, com 35 ilustrações em preto e branco, que “dão vida” às passagens e ações das crônicas, elaboradas por Novaes. O escritor é profissional considerado de reconhecido talento em sua na área e assina, também, a capa do livro.

A obra possui quatro páginas com fotografias de objetos, paisagens e personagens, relacionadas com as crônicas. O prefácio é de Isidro Barioni, jornalista, colunista, diretor de redação e radialista da rádio Excelsior/Globo.

A apresentação externa é de Pelão (J. C. Botezelli), produtor musical de destaque no cenário nacional. A edição do livro tem colaboração de Veridiana Lutti, na organização executiva; Merelyn Cerqueira, na diagramação; e de Amanda Santos, na revisão.

O livro tem 168 páginas e é vendido nas principais livrarias e no site da editora, por R$ 30.