Limite de velocidade em passagem de ní­vel é reduzido a 30km/h





O limite de velocidade na passagem de nível (linha férrea) situada na interligação entre a avenida Salles Gomes e o início da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141) caiu. A velocidade passou de 40 km/h para 30 km/h.

A Prefeitura implantou, neste mês, placas nos dois sentidos da via para identificar a redução. Entretanto, não houve comunicação prévia para os motoristas, com ação de orientação ou intervenções, o que resultou em manifestações em redes sociais.

Uma das queixas apresentadas pelos usuários diz respeito a eventuais multas. Os motoristas que circulam pela passagem de nível dizem não saber desde quando a redução passou a valer. Também questionaram se receberão multas por conta de um eventual descumprimento por desconhecimento.

Por meio de rede social, a Prefeitura divulgou nota de esclarecimento público. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, a mudança obedece a uma decisão apresentada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

A Prefeitura informou que seguiu determinação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) imposta pelo MP (Ministério Público). O órgão judiciário fixado a aplicação da regulamentação até o dia 30 de novembro.

Caso não atendesse ao pedido, o Executivo informou que estaria sujeito a “pena de sanções cíveis e criminais”. A Prefeitura acrescentou, ainda, que realizou a alteração “com a devida sinalização”, com novo limite constando nas placas.

“Ao município só cabe cumprir a mudança, já que a velocidade na rodovia também foi reduzida. A partir de agora, em todo território nacional deverá ser observada velocidade máxima de 30 km/h, nas passagens de nível”, justificou a Prefeitura.

No mesmo trecho, o Executivo mantém radares que integram a chamada “cerca eletrônica”. Os equipamentos captam imagens de veículos que circulam pela passagem de nível. Motos, automóveis, ônibus e caminhões são filmados por câmeras de segurança. As imagens são transmitidas em tempo real para uma central, na qual é realizada a armazenagem dos dados para posterior consulta.