Legislativo suspende transmissão ao vivo de sessões até pleito





A Câmara Municipal suspendeu a transmissão das sessões ordinárias via internet, informou o presidente da Casa, Wladmir Faustino Saporito (PSDB). A medida atende determinação da Justiça Eleitoral e vale até a conclusão das eleições.

Conforme Saporito, as reuniões semanais voltarão a ser transmitidas pelo endereço www.tvcamaraaovivo.com/camaratatui no próximo dia 4 de outubro, data da primeira ordinária após o processo eleitoral. As eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores acontecem dentro de 21 dias, no dia 2, um domingo.

O Legislativo deu início à “webtv” no dia 17 de novembro do ano passado. O sistema que possibilita a divulgação das reuniões em tempo real, pela internet, é composto por uma câmera com capacidade para captar imagens em 360 graus. O equipamento permite uma visão panorâmica do plenário da Casa de Leis.

A implantação da webtv é decorrente de processo que começou a ser discutido em 2012. Durante três anos, o Legislativo realizou estudos para instalação de câmeras e a informatização do sistema de votação do plenário.

No início deste ano, aboliu o uso de cédulas. Os vereadores contam, atualmente, com tablets para apreciação de indicações, requerimentos e votações. Também usam os equipamentos como terminais para registrarem presenças nas ordinárias e eventual abstenção.

A recomendação feita pela Justiça Eleitoral – em todo o país – tem como base a lei 9.504, de 1997. Ela determina a suspensão das transmissões das sessões do Legislativo, pela internet, a fim de assegurar o equilíbrio e igualdade entre os candidatos. O entendimento é que a divulgação das sessões dá aos vereadores candidatos maior tempo de exposição junto aos eleitores.