Judocas tatuianos garantem vagas para etapa estadual de competição

FPJudô promoveu fase regional de torneio, desta vez, através da internet

292
Disputa atraiu 198 participantes das 16 delegacias regionais da FPJudô (Foto: Reprodução FPJudô)
Publicidade
Da redação

Na sexta-feira da semana passada, 17, a FPJudô (Federação Paulista de Judô) divulgou o resultado da fase regional do Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos. Entre os atletas classificados à etapa estadual, oito judocas são tatuianos.

Atendendo a pedidos de diversos professores, a coordenação técnica da FPJudô decidiu promover a competição pela internet, devido à pandemia. No ano passado, a etapa regional foi disputada, presencialmente, em abril.

As inscrições à competição começaram no dia 22 de junho e atraíram 198 participantes das 16 DRJ (delegacias regionais da FPJudô). Os dois atletas que alcançassem as melhores performances de cada DRJ obtinham a classificação à fase estadual.

A inscrição foi gratuita, no entanto, para participar do certame virtual, os atletas das divisões especial e aspirante tinham de estar federados à FPJudô e enviar vídeos junto com a inscrição.

Nos vídeos, cada judoca tinha de executar movimentos de técnicas estipuladas em regulamento. Sem distinção por sexo, as classes de disputa foram divididas por idade (sub-13, sub-15, sub-18 e adulto) e por faixa (até faixa amarela, laranja e verde, roxa e marrom e preta).

Publicidade

Rhyan dos Santos Martins de Mello alcançou o título e Andressa Ramos de Melo ficou na segunda posição da categoria sub-13 até faixa amarela. Na disputa adulta, faixa roxa e marrom, Cléber Silva foi o vice-campeão. Os três judocas representam a Academia de Judô Adriana Bento.

A primeira posição da sub-15 até faixa amarela acabou conquistada por Lara Isabela Andreoli Messias, do Judô na Faixa Tatuí. Gustavo Ventura dos Santos, seguido por Ana Júlia de Arruda, ambos do Clube de Campo, classificaram-se na sub-15, faixa laranja e verde.

Na sub-18, faixa laranja e verde, o município também garantiu as duas vagas à fase seguinte do campeonato estadual. Representando o Clube de Campo, Yasmin Gabryelle Aires Vanzella foi a campeã e Pedro Pereira Nunes, o vice-campeão.

Tatuí ainda foi representado, em diferentes categorias, por: Lyon Antônio Oliveira e Matheus Angelus Martins Munhoz, ambos da Academia de Judô Adriana Bento; Gabriel Poles, Gabryell Tino Aires Vanzella e Guilherme Ventura dos Santos, do Clube de Campo; e Guilherme de Morais Silva, do Judô na Faixa Tatuí.

Além de cinco judocas na competição virtual, a sensei Adriana Bento foi convidada pela FPJudô para ser avaliadora. Ela foi uma das responsáveis por avaliar os vídeos com performances de atletas da oitava DRJ.

A sensei afirma ter aprovado as competições pela internet, apesar de reforçar ter sido uma alternativa colocada em prática por conta da pandemia.

“É uma alternativa inovadora, pois diversas entidades e atletas já haviam se federado neste ano. Desta forma, eles podem receber medalhas e certificados”, apontou.

Adriana revelou que, durante os meses de atividades presenciais suspensas, devido à pandemia, teve de fechar o espaço físico da academia, pelo qual pagava aluguel. Segundo ela, neste período, os atletas estão treinando em casa, mas, através de mensagens e vídeos, continua os orientando.

“Quando essa pandemia passar, recomeçaremos em um outro espaço. Eu não perdi o intuito de proporcionar e promover o judô. Nós temos de ir à ‘luta’, independentemente da situação”, declarou Adriana.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome