JT não precisou ser acionada por 61% de leitores, diz enquete





Em resposta à pergunta “Você já precisou acionar a Justiça do Trabalho?”, veiculada pelo jornal O Progresso ao longo da semana passada, a maioria dos leitores respondeu que não. O questionamento apresentado a partir do domingo da semana passada, dia 3, no veículo impresso, e antecipado no online (www.oprogressodetatui.com.br) abordou o assunto por conta de uma visita.

No dia 28 de abril, o município recebeu o desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita. Ele atua como vice-corregedor pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região de Campinas. Em Tatuí, Carradita coordenou correição junto à Vara do Trabalho e encontrou-se com autoridades.

Em entrevista, falou sobre o atraso na construção do novo prédio da VT e o volume de trabalho registrado com relação ao número de servidores.

A reportagem publicada no domingo, 3, deu margem à enquete também divulgada na mesma edição. A questão recebeu votos desde a quinta-feira, 30 de abril.

De acordo com o resultado, 61% dos leitores disseram que “não” precisaram acionar a Justiça do Trabalho para resolver questões. Por outro lado, 39% votaram em “sim”.

“Inaugurada” em 2005, a enquete é realizada com objetivo de mensurar a opinião de seus leitores a respeito de temas relevantes. A pesquisa é aberta a participação de qualquer pessoa, desde que com acesso à internet.

Ao digitar o endereço do bissemanário na web, o leitor tem a possibilidade de deixar a opinião e visualizar o resultado parcial da votação em “O Progresso Digital”. O final é publicado nas edições de fim de semana, no veículo impresso.

Para esta semana, a enquete volta a discutir sobre os planos de saúde. Em Tatuí, o assunto gerou desentendimentos entre vereadores e a provedoria da Santa Casa. Na Câmara, dois parlamentares apresentaram requerimentos cobrando explicações da diretoria do hospital sobre proposta apresentada para credenciamento (veja a reportagem completa na edição deste fim de semana).

De modo a avaliar a expectativa dos leitores sobre a possibilidade da vinda de mais convênios médicos para a cidade, o jornal pergunta: “Qual sua perspectiva sobre a vinda de novos convênios para Tatuí?”.

As respostas são: “eles podem reduzir o tempo de espera das consultas e exames” e “não devem mudar muito o panorama atual do atendimento”. A enquete recebe votos a partir da manhã deste sábado, 9, e tem resultado divulgado no dia 17.