Jovens da Fundação de Cerqueira César vão ao Conservatório





Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa de Cerqueira César visitaram na quarta-feira, 18, o Conservatório de Tatuí. Elas participam dos cursos de canto coral e violão do Projeto Guri, ministrados no centro socioeducativo.

A visita teve como objetivo proporcionar para as adolescentes a chance de ter contato com o mundo da música erudita. Participaram da atividade as que se destacaram nos cursos.

“Muitas das jovens tiveram o primeiro contato com instrumentos musicais aqui dentro do centro socioeducativo. Por isso, achamos interessante apresentar para elas que música vai além do que toca no rádio”, comentou a coordenadora pedagógica, Vanessa Moreira Reis Domingues.

Durante a visita, as alunas tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do Conservatório, bem como ver instrumentos que são pouco comuns no cotidiano delas.

Vanessa também considerou o passeio como “produtivo para o processo de ressocialização”. “Uma das metas do Projeto Guri para este ano é introdução dessas adolescentes ao mundo musical e até, quem sabe, revelar talentos”, concluiu.

O Projeto Guri é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e pode ser considerado o maior programa sociocultural brasileiro a oferecer, nos períodos de contraturno escolar, cursos voltados à música para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. São eles: iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão.