Jorge Rizek 20/09/2020

473
Publicidade
EMpresa Rosa

“A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.”
‘TELEVISÃO’
(Tony Beloto / Marcelo Fromer / Arnaldo Antunes)
A TV brasileira comemorou 70 anos no dia 18 de setembro


“Você não pode depender da aprovação do outro para ser feliz.”
Shmuel Lemle – “Sementes de Cabala”


Tatuí está no YouTube com Marcelo Tas. “Tatuí Doce, Música e Pé Vermeio”, trata-se de um projeto apoiado pela CCR, intitulado “Os Movimentos da Cidade”, onde Marcelo Tas conta a origem, história e as pessoas das cidades. No total, serão dez, e já estão no ar as cidades de Osasco, Barueri, Sorocaba e Tatuí.


A televisão e eu; eu e a televisão

Me lembro a primeira vez que estive em frente de um aparelho de TV, era garoto e meus pais foram visitar um tio (José Sallum). Estava passando o programa “O Mundo é das Mulheres”, com Hebe Camargo, patrocinado pelo Açúcar União, na TV Paulista (Canal 5), Organizações Victor Costa.

Mais tarde, na casa do meu tio Anis Rizek, ia diariamente assistir filmes (“Zorro”, “Bonanza”, “Hazel”, “Alô Doçura”, “Papai sabe Tudo”, “Rin-Tin-Tin”, “o Fugitivo”) e novelas da TV Tupi, entre elas, “Beto RockFeller”, de Bráulio Pedroso, com Luiz Gustavo, numa linguagem moderna para a época.

Nesse tempo, a TV era PB, e as pessoas colocavam uma película com faixas coloridas na frente (kkkkkkk) para ficar colorido. Não tínhamos TV em casa, demorou muito para chegar lá. Quando chegou, brigava para assistir à TV Record, que era o hype da época.

Publicidade
EMpresa Rosa

A TV da família Machado de Carvalho bombava na audiência com seus musicais diários: na segunda, “Show em Simonal”; na terça, “Dois na Bossa”, com Elis Regina e Jair Rodrigues; na quarta, “Bossaudade”, com a divina Elizeth Cardozo e Ciro Monteiro; “Esta Noite se Improvisa”, na quinta, um game musical; já na sexta, “Corte Rayol Show”; no sábado, a “Família Trapo”; nas jovens tardes de domingo, a “Jovem Guarda”, que fechava o trânsito da Consolação, onde estava o Teatro Record, com Roberto e Erasmo Carlos e Wanderleia.

Aqui na cidade, a antena (que só pegava Excelsior) para a moçada assistir a coqueluche da época. À noite, Hebe fazia entrevistas polêmicas no seu sofá.

Os Festivais de MPB da Record mudaram o rumo da música brasileira, com “Alegria Alegria”, “Domingo no Parque”, “A Banda”, “Disparada”, lançando para o Brasil Caetano, Gil, Chico, Mutantes e tantos outros.

Por aqui, a Record “não pegava”, a maioria assistia a TV Excelsior, com programas de auditório transmitidos direto da rua Avanhandava, em São Paulo, com o Bolinha, “Reis do Ringue” e “Os Trapalhões”.

As novelas faziam muito sucesso, a extensa “Redenção”, “A Deusa Vencida” e “A Viagem”. Canal que lançou Regina Duarte, que fez muito sucesso e ganhou o título de “Namoradinha do Brasil”.

E a Globo foi chegando (a TV dos Marinho), dirigida por Walter Clark e Boni com uma linguagem renovada, programas do Chacrinha, Dercy Gonçalves e as primeiras novelas do Jardim Botânico, “Sheik de Agadir”, “A Gata de Vison”, “O Cafona”.

A TV foi se modernizando e amadurecendo. Durante décadas, fiquei sem ver TV, todo período que residi em SP (não tinha TV) e muito tempo que trabalhei na noite.

Mas a TV sempre esteve presente durante o tempo em que fui DJ no Trololó, com sucessos de trilhas sonoras e acontecimentos televisivos. Quando voltei a residir em Tatuí, fui até convidado a trabalhar na TV Globo Paulista.

Um amigo ator me ligou falando para levar meu currículo no RH, pois já estavam me esperando para fazer um trabalho na área de cenografia e figurino nas produções paulistas da época.

Montei meu currículo no domingo, peguei o Cometa e fui, e, para meu espanto, fui aprovado. Na época, o salário não era muito, tinha acabado de desmontar meu apartamento em São Paulo, estava armando o Trololó da 13.

Bem mais tarde, visitei estúdios da Globo em diversos lugares e o Projac, com uma estrela global e amiga pessoal, Vera Holtz. Também estive em depoimento no programa “Domingão do Faustão” e, coincidentemente, estava no Rio quando o programa foi ao ar, e fui acompanhá-la no “Domingão”.

Também estive presente numa matéria gravada no casarão dos Holtz para o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, onde produzi a mesa de doces de Tatuí, e o vídeo continua rodando pela internet. De vez em quando, alguém manda para mim.

Na pandemia, assisti muita TV através de streamings, séries (que nunca tive muita paciência para ver), filmes através da Netflix, Globo Play, HBO, Telecine, YouTube e lives de famosos e não famosos.

E até aprendi a fazer live. A televisão brasileira nasceu em 1950, um pouco antes de mim, e me acompanhou até hoje. Assim, vou eu e a TV, e a TV e eu, durante décadas.




TIM-TIM
19 – Lara Fratucelli / Marcus Gasparian / Márcio D’Angelo
20 – Luís Ricardo Galavoti Camargo / Patrícia Vieira Caporrino / Nicola Enrico Amalfi / Fábio Vila Nova / Priscila Azevedo Marques / Rafael Barros Rodrigues Battendieri / Cleber Gallo
21 – Bernadete Zillo / Marcos Eduardo Monteiro / Joyce Carriel / Nathalia Alves / Luiz Trigo
22 – Dan Fornazza / Keila Wedemann
23 – Beatriz Oliveira
24 – Virginia Fulini/ Junior Nunes / Camila Fabri / Margarida Iazzetti Brentan
25 – Ana Lígia Fiuza

NIGHT AND DAY
Hamburgueria B&K – lanches picanha defumada, pulled pork / pão brioche, abacaxi grelhado, hambúrguer defumado, royal melt. – 19h às 23h – rua Cel. Aureliano de Camargo, 705 – delivery 99637-7191.
Matriz 26 – almoço executivo das 12h às 15h e jantar ala carte das 19h às 22h.
Café Express Padaria XV – saladas, quiches, tortas, sucos, cafés – das 7h às 19h – rua 13 de Maio, 569 – delivery 3251-4450.

LIVES
Sábado, 19
11h – Música na Praça – Facebook da Secretaria Cultura e Turismo
13h – Neguinho da Beija-Flor – YouTube
20h – Wesley Safadão e Bruno e Marrone – YouTube

Domingo, 20
16h30 – Fernando e Sorocaba – YouTube

Sexta, 25
20h30 – Turma do Pagode – YouTube
Gusttavo Lima e Daniel – YouTube

Streaming
Filme Netflix – “O Diabo de Cada Dia”
Filme Netflix a partir de 22/09 – “Lady Bird: A Hora de Voar”
Série Netflix – “Jurassic World: Acampamento Jurássico”
Série Netflix – “Ratched”

FALEI E DISSE
“Parar? Nunca, aposentadoria é um horror.”
Laura Cardoso, em entrevista ao jornal O Globo

“Quando fiquei com uma menina pela primeira vez, aos 13 anos, contei para minha mãe. E ela agiu como se fosse um grande nada.”
Anitta, estrela do ensaio assinado por Dolce & Gabbana, em entrevista para a revista Ela

“As milícias digitais acham que a internet é terra de ninguém.”
Alexandre de Moraes, ministro do STF, em entrevista à revista Isto é

“O cartão vermelho não foi pra mim.”
Paulo Guedes, ministro da Fazenda

“Todo mundo tem problema com ex mulher.”
Pedro Scooby ex Luana Piovani

“Parece que estou falando com um extraterrestre.”
Tiago Abravanel, revelando que o avô Sílvio Santos vive em uma “bolha” e não tem noção do que se passa à sua volta



O Café Express da Padaria XV, anexo à tradicional padaria, começou a funcionar no domingo, com ambiente elegante e agradável, criado por Soraia Benavides e Laila Fernandes.

O espaço vem com a proposta para o seu café da manhã, brunch, almoço, café da tarde, com cardápio recheado de saladas, lanches frios, quiches, tortas, sucos, para uma refeição rápida e saudável.


Ivan Camargo, jornalista e diretor de O Progresso de Tatuí, comemorou aniversário na terça, 15, com os filhos Thales e Dante e a esposa Lívia, com bolo de Clara & Cia.


Roby Camargo, vocal da banda Revoltrio, comemorou seu aniversário com amigos no sábado passado, 12, no Jardim Babilônia. Para isso, foram seguidas as regras de controle à Covid-19.

Distanciamento entre as mesas, aferição de temperatura na porta, álcool gel em todas as mesas, todo o staff com face shield, máscara e luvas.

Os drinks foram assinados por Juliano Giovanetti. quibes do Kibão Sahten e temakis do Pacmaki. E claro que a banda que lidera o homenageou.


Uma missa em Ação de Graças foi realizada no domingo, 13, no Santuário Nossa Senhora da Conceição pelos 65 anos do Lions Clube de Tatuí.

Entre integrantes do clube, esteve a governadora do Distrito LC-2, Cida Millen. A cerimônia religiosa teve transmissão pelas redes sociais. O celebrante foi o padre Élcio Roberto de Góes.


Rodrigo Miranda, do Colégio XI de Agosto, comemorou aniversário também na terça, 15.

Publicidade
EMpresa Rosa