Ivan Camargo é convidado para ‘Encontro com Autor’





Premiado em importantes concursos de literatura e com obras ligadas à sua raiz, o escritor e jornalista tatuiano Ivan Camargo é o convidado especial da nova edição do projeto “Encontro com Autor”. A iniciativa é do MHPS (Museu Histórico Paulo Setúbal) e está agendada para a noite da próxima sexta-feira, 13.

A convite da coordenadora do espaço cultural, a artista plástica Raquel Fayad, Camargo participará de um bate-papo com o público. Além de convidados, ele deve conversar com alunos de escola do município.

A atividade é aberta à população e integra programação da data, que inclui uma homenagem às mães e terá encerramento com a “Seresta com Ternura”.

Conforme a idealizadora do projeto, o 4º “Encontro com Autor” será especial. A razão é que o evento trará um tatuiano como palestrante no mês em que é celebrado o Dia Municipal da Literatura Tatuiana. O dia 4 deste mês foi instituído em Tatuí em 2012 por iniciativa do produtor cultural Rogério Vianna e de Donny Barros – ambos do Núcleo Experimental Cênico Falsa Modéstia.

“A ideia é juntar duas tradições do município, a literatura e a seresta, numa única data”, comentou a coordenadora do museu. No evento, Camargo será convidado a falar sobre suas obras, o processo criativo e os desafios da profissão.

A conversa acontecerá das 18h30 até às 21h, quando inicia-se apresentação do grupo Seresteiros com Ternura. Este, sob coordenação de Maria Inês de Camargo.

O escritor tatuiano receberá os visitantes na área destinada aos escritores. “Vamos deixar uma bancada com os livros dele para que as pessoas possam conhecê-los”, disse Raquel. A coordenadora explicou, ainda, que as obras continuarão à disposição do público, uma vez que o autor fez doação de exemplares.

No início deste mês, Camargo cedeu volumes dos livros “Onde Moram os Tatus”, “Assombrações Caipiras”, “O Cativeiro” e “Santa Casa da Luz Vermelha”, publicados por ele, para a “Casa de Paulo Setúbal”. Na data do encontro, as obras serão exibidas para alunos da Escola Estadual “José Celso de Mello”, no CDHU (Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida”).

Os estudantes poderão acompanhar, também, a montagem de exposição de um grupo de artistas. A abertura da mostra dos trabalhos em xilogravura será às 15h30 do dia seguinte, o sábado, 14. O museu fica à praça Manoel Guedes, 98, no centro.

No largo, no dia 13, haverá apresentação de seresta ligada à literatura, após as conversas. A proposta é promover uma homenagem às mães, na figura de uma mulher também com vínculo às letras. “Será uma surpresa”, disse a coordenadora.