Isolamento Social

187
Publicidade
RAUL VALLERINE

O isolamento social nos ajudará a enxergar o essencial e a valorizar quem se mantém perto, estando fisicamente distante.

Ficar em casa e todos os dias escutamos de pessoas próximas, nas mídias ou redes sociais uma intensão de proteção da coletividade, resumido na frase: “Fica em casa”. No momento, ainda escutamos a frase: “Fica em casa, se puder”.

Todos nós vivemos uma modificação significativa em nossas vidas. O mundo mudou drasticamente em um piscar de olhos.

Um simples flertar, ou ir à escola, ou ao trabalho, práticas do dia a dia que o individuo muitas vezes não valorizava por ser comum e habitual tornaram-se objeto de conquista da maioria dos seres humanos.

Muitas instituições já programaram medidas para isolar socialmente a população, como suspensão de aulas, cancelamento de eventos, reuniões, festas, fechamento de  parques e praias, com a finalidade de diminuir qualquer oportunidade de reunir muitas pessoas em um mesmo ambiente, sendo que a medida principal de contenção da transmissão do Convid-19 é ficar em casa.

Publicidade

Quanto menos pessoas circularem nas ruas, ou nos transportes e espaços públicos, menor será a chance de contato com o coronavírus e, consequentemente, de contágio.

É importante lembrar que muitos serão portadores assintomáticos do coronavírus, isto significa que você, apesar de carregar o vírus, não terá sintomas, não sentirá nada, ou terá sintomas leves, quase imperceptíveis (dor de cabeça leve, garganta avermelhada ou dolorida, nariz escorrendo), mas será capaz de contagiar outras pessoas, que poderão desenvolver a doença, Convid-19, inclusive de forma grave.

No entanto, mesmo no isolamento domiciliar algumas medidas preventivas continuam sendo indispensáveis, como higienizar a mão com água e sabão, utilizar álcool em gel e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

A higiene pessoal é uma das maiores aliadas no combate ao novo coronavírus, porém, a de objetos é igualmente importante, principalmente a dos celulares.

Apesar de o uso de álcool em gel ser importante para a limpeza das mãos, a substância não é a mais indicada para a higienização de celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

Tanto o álcool em gel quanto a água e sabão são importantes na prevenção de doenças, como a Covid-19. No entanto, apenas lavando as mãos com água e sabão por 20 segundos a sujeira é retirada.

Já o álcool em gel 70% só reduz o número de microrganismos, portanto o ideal é que seja utilizado quando se estiver na rua, sem um lugar para lavar as mãos.

É Importante usar máscaras de proteção. O uso de máscaras se tornou uma medida importante no combate ao novo coronavírus, pois diminui as chances de contágio. No entanto, é preciso lembrar que elas não substituem o isolamento social, a higienização das mãos e outras orientações de prevenção.

Aproveite a quarentena para criar novos hábitos em família. Que tal incluir as crianças na preparação das refeições?

Explique a importância de uma alimentação saudável e explore as cores e texturas de frutas, legumes e grãos integrais. Além de fortalecer a relação entre pais e filhos, também garante mais qualidade de vida e saúde para todos.

Podemos criar novos hábitos, pode não ser tão ruim a mudança dos hábitos mesmo em um ambiente de isolamento. Mas cuide-se, não é fácil mudar tão repentinamente.

Tudo mudou, mas você ainda está ai. Isso é mais importante, você é o mais importante. Portanto, cuide-se porque isso sim no antigo mundo era deixado em segundo plano por muitos e nesse novo mundo é uma necessidade emergencial.

Nosso agradecimento aos profissionais de saúde e demais áreas que trabalham incansavelmente, dedicando-se a salvar vidas. Vocês merecem nosso carinho e reconhecimento.

Publicidade