Ipem realiza plantão de taxímetro nesta quarta para atender Tatuí

    82
    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Liderança Ferramentas
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra

    O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de São Paulo realiza nesta quarta-feira, 17, em Tatuí, plantão para verificação de taxímetros. A ação é voltada especificamente a taxistas que precisam validar o instrumento.

    De acordo com o instituto, os profissionais devem consultar no site www.ipem.sp.gov.br as datas dos plantões de taxímetro. A próxima ação no município está agendada para esta quarta-feira, 17, a partir das 9h30. Os técnicos realizarão procedimento na rua Padre Ernesto, sem número, no Jardim Fortunato Minghini.

    No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do equipamento devem comparecer. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

    Para agendar o atendimento, é necessário acessar o site do Ipem-SP e emitir a GRU (guia de recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento on-line e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

    Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar o alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura; certificado de propriedade do veículo; certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao último exercício; GRU quitada e comprovante de endereço.

    Publicidade
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    Liderança Ferramentas
    Siltec
    EleService institucional

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995.

    ‘Fique de olho’

    Conforme o Ipem-SP, para identificar se o taxímetro foi verificado pelo órgão, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro (holográfico), com a frase “verificado até 2019”.

    Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2018”, pois o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma de alvará.

    O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras “um” (das 6h às 20h) e a “dois” (das 20h às 6h) podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

    O taxímetro deve ser ligado sempre na frente do passageiro. Não se deve aceitar corridas com valor combinado em táxis. E o passageiro deve observar a placa do veículo, pois táxis não podem angariar passageiros em outros municípios onde estão registrados.

    O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do governo do estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.

    Balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, cronotacógrafos (tacógrafos), capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais, são fiscalizados pelo órgão.

    Também é papel do Ipem proteger o consumidor para que leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da ouvidoria, pelo telefone 0800 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

    O Ipem-SP ainda disponibiliza, para download, o “Guia Prático de Consumo”, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de diversos produtos, entre eles, embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e, também, a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio, na guia https://bit.ly/2Grx3KS.

    Publicidade
    EleService institucional
    Anglo
    Siltec
    Liderança Ferramentas
    Alessandra Bonilha, dra

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome