Ipem realiza plantão de taxí­metros para ‘regularização’ na quinta





Os taxistas de Tatuí podem consultar, a partir desta semana, as datas dos plantões de taxímetro realizadas pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) do Estado de São Paulo. A ação no município acontece nesta quinta-feira, 18. O ponto de partida será na rua Padre Ernesto, sem número, no Jardim Fortunato Minghini.

Profissionais podem verificar as datas visitando o endereço www.ipem.sp.gov.br. No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento, após mudança de veículo, troca ou reparo do equipamento, devem comparecer.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas variam de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do Ipem e emitir a GRU (guia de recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento on-line e a taxa quitada, o atendimento não é realizado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995.

Além das datas dos plantões, o Ipem divulgou orientações a respeito da campanha “Fique de Olho”. São informações que permitem ao consumidor identificar se o taxímetro foi verificado ou não pelo instituto.

Conforme o órgão, o cliente que pegar um táxi deve observar a existência de lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e de selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com a frase “verificado até 2017”.

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos, poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2016”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma, conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pelas prefeituras. Entretanto, o Ipem ressaltou ser importante que os clientes estejam atentos ao horário em que as bandeiras “um” e “dois” possam ser utilizadas, “para não pagar mais caro pela corrida”.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode fazer a denúncia na Ouvidoria do instituto. As queixas são recebidas pelo telefone 0800-013-0522. Quem preferir pode, também, escrever para o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.