Internautas que participam de enquete indicam falta de trabalho





A maioria dos internautas que participou da enquete virtual realizada pelo jornal, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br), afirma que não há muitas vagas de emprego na cidade.

O questionamento aconteceu devido a reportagem publicada na edição de domingo, 2, a qual apontava que este ano poderá ser difícil para se conseguir emprego.

Os leitores responderam como acreditam que está o mercado de trabalho em Tatuí. A enquete permaneceu no site de sábado, 1o, até a tarde de sexta-feira, 14.

O resultado da pesquisa mostrou que 54% das pessoas que votaram acreditam que não há muitas vagas de emprego na cidade, 43% creem que faltam pessoas qualificadas e apenas 3% dizem que sobram vagas.

A reportagem que motivou a enquete foi sobre o registro de admissões e demissões referente a janeiro deste ano. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados), o saldo de novos empregos gerados com carteira assinada foi de 14.

Em janeiro, 1.232 pessoas conseguiram emprego na cidade. Deste total, 304 na indústria de transformação, 166 na construção civil, 339 no comércio, 390 em serviços, 26 na agropecuária e os demais distribuídos entre administração pública, mineração e serviço industrial de utilidade pública.

O comércio foi a área que demitiu mais pessoas, totalizando 366. Contudo, de acordo com o secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo José da Mota, no comércio, é comum ter queda no início do ano, já que há movimentação intensa entre os meses de novembro e dezembro.

Segundo Mota, após as eleições, será possível analisar melhor os resultados em termos de emprego. Segundo ele, o próximo ano será mais difícil, pois haverá redução orçamentária do governo federal.

O diretor regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Antônio Carlos de Morais, acredita que as reduções do número de empregos gerados no município são sazonais.

“Apesar de ainda estarmos iniciando o ano, já dá para sentir que houve, sim, uma retração”, afirmou Morais.

Para esta semana, o assunto tratado será a troca do secretário da Saúde. Segunda-feira, 10, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, anunciou a substituição de Fábio Villa Nova por Máximo Machado Lourenço.

Depois de quatro meses como gestor da Secretaria Municipal da Saúde, Villa Nova pediu exoneração (reportagem nesta edição).

Manu agradeceu os serviços executados pelo do ex-secretário e afirmou que, agora, a responsabilidade é dar continuidade ao trabalho dele, com foco e melhoria do serviço.

Baseado nisso, o jornal questiona: “Como avalia a Saúde pública em Tatuí?”. Os leitores podem responder com: “ótima”, “boa”, “regular”, “ruim” e “péssima”.

A enquete permanecerá no site do jornal a partir da tarde deste sábado, 15, até a sexta-feira, 21, com a publicação do resultado na edição de domingo, 23.