Iniciadas inscrições para as três etapas do projeto ‘Revelando SP’

309
Publicidade





Estão abertas as inscrições para o Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo. Realizado pelo governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, o evento aceita inscrições para três etapas.

Saõ elas: Revelando São Paulo Vale do Ribeira, Revelando Vale do Paraíba e Revelando Capital. A primeira etapa acontece de 3 a 7 de junho, na cidade de Iguape. As inscrições para o Vale do Ribeira terminam no dia 30 deste mês.

Na segunda etapa, o evento será realizado de 8 a 12 de junho, em São José dos Campos. As inscrições para esta etapa são realizadas até o próximo dia 20 de maio.

Já o Revelando Capital tem programado o encerramento das inscrições em 20 de junho. O evento será realizado na cidade de São Paulo entre 11 e 20 de setembro.

Publicidade

As três fases contam com programação diversificada. Ela inclui artesanato, culinária, apresentações artísticas, devoções, grupos de violeiros, congadas, Folia de Reis, bandas e fanfarras e grupos que apresentam danças, como a catira.

Todas as atividades têm como proposta difundir e compartilhar as tradições paulistas. Tatuí já esteve representada no Revelando São Paulo por grupos locais, com destaque para o Grupo Folclórico Tatuiense, também conhecido como Cordão dos Bichos.

Os bonecos que representam animais da fauna e flora brasileira e o folclore também desfilaram em diversos eventos. Os destaques vão para o 7o Encontro Caipira, no distrito de São Miguel Paulista; Festival de Folclore de Valinho, na cidade de mesmo nome; e edição interior do Revelando, em Sorocaba.

O grupo também se apresenta regularmente como convidado especial do Festival de Folclore, da cidade de Olímpia. Ele é presidido por Pedro da Silva e conta com, aproximadamente, 45 componentes. Para Silva, os eventos representam oportunidade de o grupo disseminar a cultura local e atrair novos adeptos.

As inscrições para as três fases do Revelando São Paulo devem ser feitas pelo site: www.revelandosaopaulo.org.br, por dirigentes de cultura dos municípios paulistas.

Por conta das datas específicas de cada edição, as inscrições devem ser feitas em separado. Conforme regulamento, existem formulários eletrônicos específicos para cada edição e cada modalidade. São oito no total: grupos, animais, Festival da Amizade, bandas e fanfarras, culinária, artesanato, rancho tropeiro e arranchamento interétnico.

O programa Revelando São Paulo foi criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o governo do Estado. Sempre voltado para a cultura tradicional de São Paulo (patrimônio imaterial), ele é considerado um “articulador e promotor de ações e políticas culturais em todo o Estado”.

A ideia é envolver pesquisa, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e com instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional.

Por meio de pesquisas e parceiros, o programa revela a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas da região. Ao mesmo tempo, ele procura contribuir na manutenção e extroversão, envolvendo as diversas instâncias dos poderes públicos municipais e estadual, para que se garanta as condições necessárias à sua continuidade.

Também prestigia, apoia e incentiva pessoas, grupos e instituições engajados na preservação da memória cultural. Tanto que é aberto para quem, mesmo sem fazer parte historicamente de determinadas manifestações culturais, procura, com seu trabalho e pesquisa, mantê-las e difundi-las.


Publicidade