Infantil ‘Momoprecoce’ ganha reapresentação na próxima segunda

252
Publicidade





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Espetáculo infantil será apresentado a partir das 10h com entrada franca

 

O Conservatório de Tatuí promove na segunda-feira, 25, nova apresentação do espetáculo infantil “Momoprecoce – Carnaval das Crianças”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A apresentação será realizada a partir das 10h, com entrada franca, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415.

O concerto didático contará com participação especial da pianista Míriam Braga e do Núcleo Experimental Cênico Falsa Modéstia. O texto e a direção geral é do maestro Dario Sotelo.

Publicidade

O musical foi estreado na noite de quinta-feira, 7, dentro das ações do programa “Coreto Paulista”. “Desta vez, faremos a apresentação pela manhã para oferecer a alunos das redes pública e musical a oportunidade de assistir ao espetáculo”, afirmou o maestro.

Grupos e escolas podem realizar reserva antecipada de ingressos pelo telefone 3205-8431 ou pelo e-mail: eventos@conservatoriodetatui.org.br.

O programa traz as “Cirandas” – “Co-co-ri-có” (no 16), “Terezinha de Jesus” (no 1), “Passa Passa Gavião” (nº 6) e “Nesta Rua” (nº 11) –, com transcrição de Ricardo Silva; e “Momoprecoce”, transcrita por Felipe Teixeira com solo da pianista Míriam Braga, também coordenadora da área de música de câmara do Conservatório de Tatuí.

Heitor Villa-Lobos será representado no palco do teatro durante o concerto pelo ator Rogério Vianna. Ele contará parte de sua trajetória, envolvendo as muitas composições dedicadas às crianças. “A ideia é divulgar a obra de Villa-Lobos, apresentar os instrumentos que integram a Banda Sinfônica, divulgar a música erudita e formar novos públicos”, disse Sotelo, por meio de assessoria.

Ao longo dos últimos anos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri” e “A Vinda da Família Real ao Brasil”, que atenderam a milhares de crianças em quatro anos.

Heitor Villa-Lobos

Nascido em 1887 e falecido a 1959, Villa-Lobos foi um destacado compositor brasileiro e o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. É considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista nas quais incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.


Publicidade