Inauguração de ‘cerca’ deverá ser acompanhada pela Justiça





Evandro Ananias/Comunicação Tatuí

Pardais eletrônicos estão instalados em entradas e saídas da cidade

 

O sistema de monitoramento eletrônico que entrou em funcionamento em julho será inaugurado neste mês. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, informou que a solenidade que marcará a “entrega” da chamada “cerca eletrônica” acontece no próximo sábado, 8, com presença de membros do Judiciário e de representantes de todas as instituições de segurança.

“É um compromisso de campanha sendo concluído. A ideia veio de cidades que têm um grande avanço na gestão, como Indaiatuba. Nós trouxemos esses equipamentos, que é uma ferramenta muito importante na segurança pública”, disse.

O prefeito não informou o custo do sistema. Disse apenas que se trata de “investimento”. Manu declarou, também, que o Executivo vem realizando melhorias na área, aumentando o efetivo da Guarda Civil Municipal, adquirindo coletes e armamentos para a corporação e implantando radares inteligentes.

De acordo com o prefeito, os equipamentos vão registrar, automaticamente, todos os veículos que trafegarem pelas entradas e saídas do município. A inclusão dos dados – para verificação de possível irregularidade (como falta de documentação ou furtos e roubos) – deverá ser realizado automaticamente.

Em caso de problemas, os procedimentos ficarão a cargo da GCM, que vai operar uma central. Esse espaço será inaugurado com presença de membros do MP (Ministério Público), de juízes e das polícias Civil e Militar. “Esse sistema vai ser 100% eficaz se tivermos todos os órgãos envolvidos”, declarou Manu.

A meta é reduzir o número de crimes, como o registrado pela Prefeitura com relação aos prédios da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Conforme o prefeito, houve “queda brusca” de vandalismo e invasões os prédios de creches, pré-escolas e escolas da rede municipal de ensino.

Para o prefeito, a implantação da cerca eletrônica deverá gerar o “mesmo efeito”. “Nós a instalamos para podermos, realmente, inibir o assaltante, o traficante que estejam querendo fazer algo de ruim, venham para a cidade”, comentou.

Também conforme ele, o sistema implantado em Tatuí já está servindo de modelo para outras cidades. Manu afirmou que a Prefeitura recebeu visitas de representantes de secretarias de segurança de Limeira e de Campinas. “Eles estiveram em Tatuí no dia 24, para olhar nosso sistema que está em fase de testes, mas querem levar o modelo de primeiro mundo para lá”, afirmou.