IAS faz primeiro diagnóstico e inicia capacitação de educadores locais

Representantes de Tatuí e do Instituto Ayrton Senna apresentaram projeto de correção de distorção do ensino (foto: Brunno Vogah)

O IAS (Instituto Ayrton Senna) realizou, neste mês, a primeira ação voltada à redução da distorção da alfabetização, a partir de convênio firmado com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação. Trata-se de diagnóstico realizado em todas as escolas que trabalham com alunos do terceiro ano do ensino fundamental.

A equipe da organização sem fins lucrativos divulgou, durante apresentação da formalização do convênio, que já começou a desenvolver ações na cidade. Entretanto, o IAS não antecipou os dados obtidos por meio de aplicação de avaliações.

Segundo explicou o gerente de projetos Carlos Henrique Cibella, em seguida às avaliações, o instituto promoverá a primeira formação com os coordenadores pedagógicos. “Formalizamos o convênio, já na nossa conversa que tivemos em São Paulo”, informou ele.

O profissional esteve em Tatuí para a solenidade de oficialização da iniciativa de cooperação. O evento aconteceu no Auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”) e contou com a secretária municipal da Educação, Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, da prefeita Maria José Vieira de Camargo e do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva.

Também participaram a agente técnica do IAS, Teresa Jussara Luporini, o presidente da Câmara Municipal, Luís Donizetti Vaz Júnior, a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva, e a coordenadora do projeto Abrace Tatuí, Alessandra Vieira de Camargo Teles.

Na apresentação, a agente técnica explicou como o projeto está sendo desenvolvido no município. Ela iniciou painel sobre os projetos realizados pelo instituto ao longo dos anos, por meio de uma linha do tempo comentada por Cibella.

O gerente abordou, ainda, o histórico de fundação do instituto e o trabalho desenvolvido em prol da melhoria da qualidade da educação.

A secretária municipal destacou a importância da parceria e ressaltou o empenho da prefeita na concretização do projeto. Marisa disse que o instituto realizará, nos próximos dias, os treinamentos com a equipe da cidade.

O primeiro trabalho, de diagnóstico, consistiu na aplicação de uma prova junto aos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, que integram o primeiro ciclo. A avaliação serviu para avaliar se os estudantes estavam completamente alfabetizados quando ingressaram nessa etapa dos estudos.

“Foi diagnosticado que eles (os alunos), ao final do terceiro ano, ainda não estão alfabetizados. Então, essa avaliação verifica em qual nível eles estão”, contou.

A prova mede a capacidade de escrita, de leitura e a compreensão das crianças. O instituto utiliza quatro níveis para a mensuração, os mesmos adotados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira” para a elaboração da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização).

Em Tatuí, o IAS trabalhará para que os estudantes que estejam nos dois primeiros avancem para os dois últimos. A ação consiste no treinamento de coordenadores pedagógicos que repassarão o conhecimento aos professores da rede.

Os educadores trabalharão com o material já existente (cartilhas e livros indicados por meio de planejamento escolar), sem interferência do instituto. “Não se muda nada, é apenas uma nova forma de lidar com esses alunos”, declarou Cibella.

De acordo com ele, a equipe da Educação começará a ser treinada a partir deste mês. O programa prevê a formação dos coordenadores. Estes, então, replicarão o conhecimento para os professores que atuam no dia a dia das salas de aula.

“Nós ainda não temos o resultado do primeiro diagnóstico, mas será a partir dele que vamos trabalhar ao longo deste ano”, declarou Cibella. O gerente de projetos informou que o Executivo já firmou acordo para prolongar a ação.

A intenção é que estudantes e coordenadores “avancem estágios” no sentido de que a rede municipal crie uma estrutura – e consiga mantê-la – de forma a por um fim nas distorções.

“Queremos evitar que os alunos cheguem ao terceiro ano sem o nível de alfabetização até o ponto de a cidade conseguir ter as próprias ferramentas necessárias para gerir a questão da correção”, disse Cibella.

Em 2018, além do trabalho com os estudantes do terceiro ano, o instituto pretende trazer novas iniciativas. Entre elas, o “Acelera”, voltado a estudantes do primeiro ao quarto ano alfabetizados, mas reprovados.

O trabalho é feito com classes de até 25 crianças, acompanhadas por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do programa.

Tatuí também pode receber o programa “Se Liga”, que atende crianças do primeiro ao quinto ano. “Traremos as inovações de acordo com as necessidades”, antecipou Cibella.

Deste mês até dezembro, quando há o encerramento do ano letivo, o IAS desenvolverá apenas as ações do “Nota 10”, voltado à alfabetização dos alunos do terceiro ano. As atividades incluem uma segunda avaliação, ao final do ano, pela qual o instituto terá um parecer final de todo o processo.

Em entrevista, a prefeita destacou o empenho da equipe na concretização da parceria com a entidade. Ela ressaltou a participação das secretárias municipais da Educação (Marisa Kodaira) e do Planejamento e Gestão Pública (Juliana Rossetto Leomil Mantovani). As duas acompanharam Maria José em visitas à sede da organização sem fins lucrativos, em São Paulo.

O projeto de parceria com o instituto começou a ser costurado em novembro do ano passado. Maria José explicou que resolvera dar início às tratativas mesmo antes de tomar posse da Prefeitura, para que ela pudesse ser iniciada ainda neste ano. Também confirmou, para 2018, que ampliará a parceria.

“Nós tivemos, realmente, muito trabalho. Acho que é um grande sonho, que não é só meu, por ser professora, mas de toda a secretaria da Educação. Foi algo partilhado e que será usufruído pela cidade e, em especial, pelos alunos”, apontou.

No total, o grupo de trabalho de Tatuí visitou o IAS em São Paulo por três vezes. As reuniões permitiram a oficialização do convênio, que abrange todas as escolas da rede municipal, com alunos do terceiro ano do ensino fundamental.

A partir do fevereiro de 2018, a secretaria deverá acrescentar o Acelera e o Se Liga. Os dois programas do instituto serão iniciados gradativamente na cidade, conforme antecipou a prefeita, e devem impactar positivamente na qualidade do ensino, trazendo reflexos nos resultados dos exames estadual e nacional.