‘Hora Verde’ tem 389 mudas plantadas e 1.650 integrantes

Ação aconteceu na manhã do dia 20 em vários pontos de Tatuí

248
Maria José plantou muda de mangueira na Cônego João Clímaco (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

A “Hora Verde”, ação realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, resultou no plantio de 389 mudas de árvores. O ato ocorreu em vários pontos do município, no período das 9h às 10h, do dia 20. No total, 1.650 pessoas participaram da iniciativa.

De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, a ação realizada no dia 20 deste mês, sexta-feira da semana passada, marcou a celebração do Dia da Árvore, comemorado no dia posterior. O plantio foi realizado de maneira simultânea em diversos espaços do município – cada um com uma finalidade diferente.

Neste ano, equipes de 44 unidades da rede municipal de ensino estiveram envolvidas. A ação aconteceu em conjunto com 22 entidades e 19 empresas da cidade.

Segundo a prefeitura, no período de uma hora, as equipes plantaram 389 mudas de árvores. São 274 espécies a mais que no ano passado, quando houve o plantio de 115 delas. Parte das mudas plantadas foi cedida pela equipe do Viveiro Municipal de Mudas Florestais, pertencente à pasta municipal.

Outras dez cidades da região de Tatuí, que integram o CBH-SMT (Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê), aderiram à ideia e também realizaram a “Hora Verde” na mesma data. São elas: Iperó, Porto Feliz, Itu, Sorocaba, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

Publicidade

Em Tatuí, o plantio oficial aconteceu na avenida Cônego João Clímaco de Camargo, a Avenida das Mangueiras. A prefeita Maria José Vieira de Camargo, acompanhada de secretários municipais, assentou a muda de uma mangueira, simbolizando a “manutenção do patrimônio cultural do município”.

Os atos aconteceram, concomitantemente, nas creches, pré-escolas e escolas municipais. A ação mobilizou, ainda, estudantes de unidades da zona rural.

No Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, houve o plantio de 50 mudas de árvores. A ação contou com parceria de integrantes do projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

Em nota, a prefeitura ressaltou que, com a ação social, o Setor de Educação Ambiental da pasta municipal, “reafirma compromisso de conscientizar os munícipes para os benefícios do plantio de árvores, fomentando o aumento da arborização local”.

O setor de comunicação também destaca que a população tem “uma participação muito importante” na ação: a de colaborar com a preservação das árvores. Segundo o setor, os cidadãos podem “acompanhar o desenvolvimento das mudas e, se possível, também plantar árvores em suas propriedades”.

Publicidade