Homenagem marca inauguração de centro de artes marciais e nova sede





Cinquenta anos de vida dedicados ao ensino de artes marciais renderam ao sensei Kazuo Suga mais que reconhecimento. Na noite de quarta-feira, 30 de março, ele teve o nome eternizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Em espaço anexo à sede, entregue oficialmente na data, a pasta inaugurou o Centro de Artes Marciais com o nome do desportista. Nascido em Bilac, Suga ganhou notoriedade em Tatuí, onde se fixou com a família e chegou até a concorrer a um cargo no Legislativo. Em 2008, disputou eleições para vereador.

A noite de reverência contou com a presença do homenageado e do filho dele, Cesar Kazuo. Também participaram pais e familiares dos alunos atendidos pela Prefeitura, secretários municipais e funcionários públicos. O evento aconteceu no pátio da sede da Secretaria de Esporte, com acesso pela rua 15 de Novembro, do lado oposto da entrada da unidade, à rua Santa Cruz, 1.210.

No mesmo “complexo”, a Prefeitura inaugurou uma sala para aulas de balé, jazz e prática de dança do ventre. Esta última, voltada a pessoas com mais de 50 anos de idade. Acompanhado pelo filho e por discípulos, Suga percorreu os espaços. O sensei é graduado em 7º DAN, tendo iniciado no judô aos 13 anos.

Em Tatuí, ele ministrou aulas no Clube de Campo, na Associação Atlética XI de Agosto e na Prefeitura. Além de formar atletas ao longo da carreira, o judoca representou a cidade em diversos eventos. Desde 2013, dá nome à “Copa de Judô”.

Em cerimonial, o diretor do Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica, Alexandre Scalise, mencionou que o centro “marca um novo momento para o esporte na cidade”. De acordo com ele, o objetivo da ampliação dos espaços é “dar mais oportunidade de práticas esportivas para crianças, jovens e adultos”. Todas as atividades são desenvolvidas gratuitamente.

Consideradas novidades agregadas ao esporte do município, as aulas de balé, jazz e muay thai devem ter início neste mês. A secretaria iniciou período de inscrições antes do evento de inauguração, no segundo endereço ocupado por ela. Em 2013, quando de sua criação, a pasta teve como sede imóvel localizado na praça “Paulo Setúbal” (Barão de Suruí), transferindo-se mais tarde.

Transformado em pasta, o Esporte ganhou novos uniformes (na cor rosa) também em 2013. Atualmente, contabiliza participações de atletas e equipes em vários eventos desportivos. No ano passado, nos Jogos Regionais, a delegação tatuiana composta por 300 atletas disputou 29 modalidades.

Os atletas conquistaram 39 medalhas, sendo 22 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze. O judô teve destaque no evento, com quatro medalhas na categoria masculina.

Antecedendo o pronunciamento de autoridades, o cerimonial destacou a realização de “grandes eventos” que tiveram como sede o município. Dentre eles, a Supercopa Paulista de Futebol Americano. Citou, ainda, projetos adicionais, como o “Pedala Comigo”, passeio ciclístico e a ação “Vâmo à Pé”.

Celebrado pelo secretário Miguel Lopes Cardoso Junior, o Centro de Artes Marciais “Kazuo Suga” é composto por uma sala com 120 metros quadrados.

O espaço passou por reforma e vai abrigar, além de judô, aulas de caratê, capoeira e de muay thai. O Executivo também adaptou uma sala para realização de aulas de balé, jazz, “street dance”, “break” e dança do ventre. Ambos os locais serão frequentados por três turmas (na manhã, tarde e noite).

Antes de abrir as salas para visita dos convidados, Junior apresentou um resumo das ações desenvolvidas pela Prefeitura no setor. O secretário citou que a inauguração representou um “momento especial para quem é apaixonado pelo esporte”.

Ele mencionou, também, a melhoria na estrutura da secretaria. “Evoluímos muito. Hoje, por exemplo, temos uma frota que é modesta, mas atende aos atletas”, disse.

Ainda como conquistas, Junior enumerou parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com academia para deficientes, o clube do xadrez e a abertura de uma academia de musculação no prédio da secretaria. Citou, também, o aumento de núcleos de futebol (de dois para seis). Atualmente, eles atendem 500 crianças atendidas pela Prefeitura na modalidade.

Em parceria com o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Artes, a secretaria promove atividades para mais milhares de pessoas. Lá, são desenvolvidas aulas de atletismo, balé, basquete, biribol, boxe, “break”, capoeira, dama, futebol (masculino e feminino), futsal, jazz, judô, caratê, queimada, vôlei adaptado e de praia. Elas são ministradas por professores e voluntários.

Há, ainda, aulas e oficinas de vôlei, xadrez, tênis, zumba, ciclismo, futvôlei e muai thay. “Isso dá um total de 1.800 atendimentos a crianças, jovens e adultos por mês. É um número expressivo quando se trata de prática esportiva”, disse.

Para o secretário, o balanço das ações é resultado da dedicação da equipe municipal. Junior afirmou que os funcionários e voluntários são fundamentais para que as atividades aconteçam. Ele mencionou, também como essencial para os números, o apoio do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

O gestor municipal esteve presente ao evento em companhia da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho. Junior parabenizou o prefeito pela “coragem em criar a Secretaria de Esporte”.

Disse, também, que o dinheiro aplicado pela Prefeitura nas atividades não representa gasto. “O esporte é um investimento. Se investe em segurança, saúde, educação, mas se esquece de que o esporte trabalha com três pilares. O Manu foi um pioneiro e os números estão aí para não deixarmos mentir”, concluiu.

Em discurso, o prefeito afirmou que a administração inovou ao implantar a secretaria. “Nós nos comprometemos a fazê-la e demos na mão de uma pessoa que eu tenho absoluta certeza que conduziu e conduz com maestria”, disse, citando o titular. Junior é graduado em educação física, com especialização em treinamento esportivo e pós-graduado em psicopedagogia.

O prefeito destacou as dificuldades do então novo secretário, uma vez que o Executivo não dispunha de dotação no Orçamento para ampliação da estrutura. Manu disse que Junior venceu as adversidades por conta do “ser humano que é”. Ele citou, ainda, as melhorias do setor e os novos eventos incorporados.

Ainda em pronunciamento, Manu destacou o trabalho desenvolvido pelo homenageado no município e citou conquistas da administração. O prefeito divulgou, também, o início das obras de nova avenida de acesso ao município (reportagem nesta edição). A construção começou na terça-feira, 29 de março.