História do Carnaval integra mostras em centro e museu





Cristiano Mota

Fantasia confeccionada por Cláudia Rebouças pode ser vista no Museu

 

A história do Carnaval tatuiano está presente em duas exposições que seguem com visitações abertas. O público pode optar por ver somente fotografias, no Centro Cultural Municipal, ou fotos e uma fantasia, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

No primeiro espaço, a mostra conta a trajetória dos clubes tatuianos e de seus bailes carnavalescos; no segundo, traz personagens e momentos da folia tatuiana. Também presta homenagens a carnavalescos e figuras como Cláudia Rebouças.

Conforme o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a exposição “Tatuí, Carnaval de Todos os Tempos” traz fotos de “antigos Carnavais” e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 21h. Ela segue até o fim do mês, dia 28, na praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro. Informações pelo fone 3259-3993.

“Tatuí tinha uma série de clubes, alguns que já não existem mais. Outros, ainda persistem e mantêm a tradição de realizar bailes carnavalescos”, comentou.

Segundo Rizek, o objetivo da mostra é preservar a memória cultural do município. O diretor explicou que muitos moradores que resolveram se mudar para a cidade, ou tatuianos mais jovens, sequer sabem sobre a existência de clubes, como o Tatuí Clube, Sociedade Italiana e Alvorada Clube.

Para facilitar a compreensão, o departamento montou um painel. Nele, estão constados os clubes e as localizações deles. “A mostra está bem diferenciada”, disse Rizek. Ela conta com 250 fotografias, material garimpado pelo diretor e que faz parte de acervos dele e do próprio departamento.

No “Paulo Setúbal”, outra exposição permanece por mais tempo. O público tem até o dia 6 de março para apreciar fotografias sobre diversos momentos do Carnaval tatuiano. O material ocupa o corredor do andar térreo do museu.

“Essa mostra é fruto de pesquisas de nossas fotografias. Todas elas foram impressas e dispostas junto com uma fantasia de Cláudia Rebouças, figura importante do Carnaval da cidade”, disse a coordenadora do museu, Raquel Fayad.

Outras informações e horários de visitação são consultados pelo telefone 3251-6586.