Grupo Jazz Combo do CDMCC homenageia ‘Guinga’ em concerto

Jazz Combo se apresenta na quinta, 18, no 'Procópio Ferreira' (foto: AI Conservatório)

O grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta nesta quinta-feira, 18, o concerto “Simplesmente Guinga”, com uma seleção de músicas de vários estilos escritas pelo compositor carioca Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o “Guinga”. O show começa às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita.

De acordo com o coordenador do grupo, Claudio Sampaio “Cambé”, o concerto é uma homenagem ao músico que marcou o nome em vários estilos musicais, passando por bossa nova, samba, choro, maracatu e baião.

“Violonista, compositor e odontólogo, Guinga tem uma dezena de discos gravados. Conquistou o Prêmio Sharp de melhor disco instrumental em 1996. Teve sua biografia escrita em 2002. Em 2003, lançou um ‘songbook’ de 147 páginas com os mais belos acordes do subúrbio, segundo o jornalista Mário Marques”, destaca Cambé.

“Em 2012, seu disco ‘Rasgando Seda’ foi indicado ao Grammy como melhor disco instrumental. Teve suas obras gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, entre tantos outros. É considerado por muitos o maior e mais importante compositor brasileiro da atualidade. Hermeto Pascoal, por exemplo, disse que um cara como esse só aparece a cada cem anos”, acrescenta Cambé.

Para homenageá-lo, o grupo selecionou uma pequena parcela da obra de Guinga, incluindo: “Di Menor”, “Rasgando Seda”, “Você, Você”, “Saci”, “Passarinhadeira e Baião de Lacan”, “Constance”, “Catavento e Girassol”, “Cine Baronesa”, “Nítido e Obscuro” e “Vô Alfredo”.

O grupo é formado por Léo Ferrarini (piano), Everton Barba (bateria) e Cláudio Sampaio Cambé (trompete e flugelhorn), com participação especial de Alberto Lucas (contrabaixo acústico), Aika Shimada (sax alto), Peterson Silva (trombone), Matheus Faria (violão), Breno Cavalcanti (flauta), Jean Otoniel (percussão) e Thaís Sanches (voz).