Grupo e Camerata de Violões estarão em unidade nesta quinta





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Repertório apresentado pelos artistas inclui peças dos séculos 16 ao 18

 

O Grupo de Performance Histórica e a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí fazem na próxima quinta-feira, 13, concerto especial. A apresentação acontece dentro da “Semana de Boas-Vindas”.

O evento é organizado pela escola de música, luteria e artes cênicas como forma de recepcionar os novos alunos que iniciaram as aulas neste ano. O concerto será realizado no auditório da unidade II, à rua São Bento, 808, a partir das 18h. A entrada é franca.

O Grupo de Performance Histórica é coordenado por Selma Marino. No concerto, além dela, apresentam-se José Carlos Pires (flautas doces) e a musicista convidada Dagma Eid (alaúde).

O grupo iniciou as atividades em 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos 16 ao 18. Dentre seus objetivos, está o de “resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco”.

Para isso, o Grupo de Performance Histórica busca “a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos”, consta no material de divulgação do concerto.

Segundo a coordenadora do grupo, “o repertório selecionado para o recital da Semana de Boas-Vindas apresenta peças do século 16 provenientes dos madrigais italianos e da chanson francesa”.

“Naquela época, era prática comum transcrições das peças vocais para instrumentos. Além das transcrições, também era comum ornamentar as peças, utilizando ‘diminuições’ ou ‘glosas’, que consiste no fracionamento de notas longas pertencentes a uma determinada melodia em um número maior de notas curtas”, afirmou Selma Marino.

No programa, estão obras de P. Sandrin, J. Arcadelt, G. Gastoldi, E. Du Carroy, J. Chardavoine, entre outros.

Coordenada por Edson Lopes e integrada neste concerto por Adriano Paes, Dagma Eid, Patricia Nogueira e Ricardo Grion, a Camerata de Violões também se apresenta na quinta, 13.

Ela executará as obras de Mauro Giuliani (“Rondo”, Op. 71, No. 3), Fernando Sor (“Estudo”, Op. 35, No. 17 – tendo Dagma Eid como solista), Mauro Giuliani (“Lira Noturna”, Op. 69, No.s 3, 4 e 6 – pelo duo formado por Patrícia Nogueira, violão; e Dagma Eid, guitarra romântica), Felix Mendelssohn (“Canção sem Palavras”) e Georges Bizet (Prelúdio – da Ópera “Carmen”).