Grupo de Pesquisa apresenta no CEU peça “Devaneios Poéticos”

Espetáculo conta história de casal de lavradores que descobre o amor e atravessa o Nordeste para vivê-lo

O Grupo de Pesquisa em Cena apresenta neste sábado, 25, às 20h, o espetáculo “Devaneio Poéticos em Cenas de Agreste”. A encenação da peça teatral acontece no auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, com direção de Rose Tureck e entrada franca.

A montagem narra a história de um casal de lavradores que descobre o amor e atravessa o Nordeste para vivê-lo. Os dois mudam-se do local onde se conheceram para um povoado no qual são integrados à comunidade e passam a ser respeitados.

No entanto, o encontro amoroso é feito de silêncio e medo, até a morte do marido. Sofrendo pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, a esposa sente na pele as consequências da intolerância do povo da vila que os acolhera.

Escrita por Newton Moreno, “Devaneios” retrata o amor incondicional entre duas pessoas e, por consequência, o ódio de uma sociedade intransigente e preconceituosa. A discriminação começa quando, durante a troca da roupa do marido morto, as carpinteiras descobrem que o defunto não é um homem.

A história contada é intercalada com apresentação de oito músicas, com participação de Lala Nelly (que assina a direção musical), Wender Campi e Nando Colina.

No elenco, estão os atores: Claudio Teles, Maria Carolina Taddei, Mira Ribeiro, Mateus Milani, Nicoli Costa, Rodrigo Vieira, Jú Assis, Letícia Mota e Rafaele Breves.

“Devaneios” é o primeiro trabalho de Rose como diretora. A peça estreou em 2014, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí. Desde então, tem sido levada para diversos espaços em Tatuí e cidades do Estado de São Paulo.

O Grupo de Pesquisa em Cena já participou com essa peça de diversos festivais e mostras do Estado. Dentre eles, o destaque vai para o Festival Estudantil de Quadra, no qual a equipe venceu em várias categorias. O grupo faturou prêmios de melhor atriz, ator revelação, melhor trilha sonora, melhor figurino, maquiagem, direção e segundo melhor espetáculo do festival.

Os atores locais também realizaram a montagem no Festil, em Pindamonhangaba. Lá, faturaram condecorações em sonoplastia, maquiagem, prêmio de melhor espetáculo concedido pelo júri popular e de melhor ator coadjuvante e melhor atriz, além de figurar como 2o melhor espetáculo.

A equipe também competiu no Festival de Gavião e no Festival das Lagartixas. No primeiro, foi contemplado com 1o lugar pelo júri técnico e júri popular, somando premiações de melhor iluminação, direção, atriz e ator; no segundo, que aconteceu em São José dos Campos, o grupo recebeu os prêmios de melhor figurino, maquiagem, sonoplastia, ator e melhor direção.