Grupo de Percussão faz concertos didáticos





O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz, nos dias 27 e 28, dois concertos didáticos. Sob o título “O Universo da Percussão e Suas Possibilidades”, os concertos serão voltados a crianças e adolescentes. A coordenação é de Luis Marcos Caldana.

Na terça-feira, 27, a apresentação acontece às 10h. Na quarta-feira, 28, o concerto será às 14h, sempre no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415).

Grupos e escolas podem efetuar reservas antecipadas pelo email eventos@conservatoriodetatui.org.br ou 15 3205-8435.

Para esta edição da série “Concertos Didáticos”, promovida anualmente pelo grupo, foram selecionadas composições que contemplam todo o universo de instrumentos de percussão.

Serão apresentadas obras de Garwood Whaley (“Interplay para Sexteto de Percussão”), John Williams (“Double Troble – Arranjo Jeremy Clark”), Terry O’Mahoney (“African Montuno”), Ney Rosauro (“Cenas Brasileiras – Baião – Frevo” e “Mitos Brasileiros: I Curupira – II Iara – III Saci Pererê – IV Uirapuru – V Mula Sem Cabeça”), Mayumaná (“Música para mesa”), Robert Anderson (Moving – I Sliders – II Aquanet – III Old Times Walts – IV Bow Guan-Co).

“Temos como principal objetivo, além do entretenimento, oferecer a crianças e adolescentes a possibilidade de conhecerem os instrumentos de percussão, rica família musical. Além disso, queremos, com estes dois concertos, também celebrar os 40 anos de fundação do grupo com este público especial”, diz Caldana, coordenador do grupo.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no país. Criado em 1975, com objetivo de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executarem peças específicas para grupos de percussão, “algo raro no país”.

Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo.

Além de executar clássicos eruditos e populares, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão, agregando características performáticas e de dança. “Sua atuação diferenciada consolida-o no cenário nacional e faz dele o pioneiro nesse segmento”, ressalta a assessoria de comunicação da escola.