Grupo chinês anuncia instalação de fábrica de pré-moldados na cidade

Chineses anunciam instalação de fábrica em Tatuí, próxima à SP-141 (foto: AI Prefeitura)

Uma empresa chinesa especializada na fabricação de pré-moldados em concreto anunciou oficialmente, nesta semana, que pretende instalar-se no município. A prefeita Maria José Vieira de Camargo e o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva receberam os empreendedores na quarta-feira, 26, no paço municipal.

A investidora é a CSIC (China Shipbuilding Industry Corporation) Incorporação e Empreendimentos SPE Ltda. A empresa, que trabalha no ramo da construção civil e terá unidade em Tatuí, está incluída em um dos dez maiores conglomerados empresariais da China.

Conforme o vice-prefeito, as tratativas para a instalação da indústria no município estão em andamento há mais de seis meses. Luiz Paulo revelou que os investidores estavam pensando em montar a fábrica em Porto Alegre, mas, depois de algumas conversas, decidiram se instalar em Tatuí.

“Acredito que pela logística, a receptividade do governo, a credibilidade da prefeita e a infraestrutura que oferecemos, com água, energia elétrica, acesso fácil para a Castello Branco e outras rodovias, tudo isso contribuiu para que eles escolhessem Tatuí”, avaliou Luiz Paulo.

A vinda da empresa para o Brasil também tem parceria com o Grupo von Ihering, do Polo Industrial de Tatuí, estabelecida à margem da SP-141 (rodovia Mário Batista Mori) e pertencente ao empresário Frederico von Ihering Azevedo, citado pelo vice-prefeito como um dos principais responsáveis pela vinda da empresa ao município.

De acordo com Azevedo, a instalação da CSIC marca também uma nova fase do Polo Industrial, que retomou as obras de infraestrutura buscando trazer mais investidores para o município.

O empresário declarou que prefere aguardar alguns dias para dar mais detalhes sobre o empreendimento. Contudo, garantiu que a instalação poderá trazer muitos benefícios à cidade. Um deles, citado por Azevedo, é a contratação de mão de obra, geração de emprego e renda.

“Em conversa com os empreendedores, eles afirmaram que querem contratar a mão de obra tatuiana e já estão selecionando os funcionários para a primeira fase, que é a construção”, garantiu.

Segundo o representante legal da CSIC Incorporação e Empreendimentos SPE Ltda. no Brasil, Liohng Zhang, em dois anos, a empresa espera gerar 200 empregos diretos. Na primeira fase, que envolve a construção, a indústria empregará 23 funcionários – número que, após a instalação, deve subir para 50.

Conforme anunciado pela prefeitura, os trabalhadores serão selecionados por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

“O próprio empreendedor está fazendo as entrevistas, com a ajuda de um tradutor. Ele está lá no PAT, recebendo os interessados pessoalmente e conversando com cada um deles para fazer a seleção”, informou Luiz Paulo.

A área que a nova indústria adquiriu é de 22 mil m², e as obras terão início nos próximos dias. O material para a construção já está no Polo Industrial. “Eles devem protocolar a planta da construção nos próximos dias e, assim que a prefeitura aprovar, já começam a obra”, declarou Luiz Paulo.

A previsão é que em menos de três meses a empresa já esteja em operação, produzindo alta tecnologia na construção de moradias populares, com placas de concreto pré-fabricadas.

“É uma empresa do ramo de construção, que faz placas prontas de concreto para construção de casas, um sistema que visa trazer mais velocidade para o término de uma obra. Eles já têm as paredes prontas e fazem o projeto conforme a necessidade de cada planta, é muito interessante”, comentou o vice-prefeito.

Luiz Paulo frisou que a instalação da nova indústria poderá trazer muitos benefícios ao município. “Começando pela geração de emprego, uma das maiores dificuldades que a gente tem hoje. Além disso, tem a arrecadação de impostos, que contribui com o aumento da receita”.

“Empregos e novos investimentos são prioridade da nossa gestão”, disse a prefeita. Para Maria José, “Tatuí está voltando a crescer, após enfrentar uma séria crise de infraestrutura”.

“Com a cidade reconstruída, conseguimos chamar a atenção dos empresários, porque temos uma localização geográfica estratégica e uma lei de incentivos moderna e eficiente”, destacou.

Nas próximas semanas, após as aprovações legais nos órgãos oficiais, a prefeita e o vice-prefeito deverão estar na área da indústria em construção, ao lado dos empresários e investidores, na qual será instalada uma placa de identificação do empreendimento.

Na mesma data, que ainda será anunciada, a CSIC Incorporação e Empreendimentos deverá assinar o protocolo de intenções para a adesão ao programa Pró-Tatuí, lei municipal que dá incentivos aos negócios desenvolvidos no município.

Após entrar com o pedido de inclusão no programa, a empresa deverá apresentar o plano de negócios para o Conselho de Desenvolvimento Econômico, formado por pessoas da sociedade civil em geral, as quais têm o poder de aprovar ou não a política de incentivos para as empresas.

“É uma forma de reduzir os impostos de competência do município para que as áreas aqui se tornem ainda mais atrativas, além de incentivarmos novas instalações”, concluiu Luiz Paulo.