Grêmio Santa Luzia disputa o ‘Ceramista’ neste sábado





A 31ª edição do “Campeonato de Futebol dos Trabalhadores nas Indústrias, Construção Civil, Mobiliário e de Cerâmicas de Itu e Região” promete fortes emoções para os tatuianos. O município será representado na finalíssima que acontece neste sábado, 22, pelo Grêmio Santa Luzia. A equipe fará partida decisiva contra a Madeireira Baggio, representante de Jumirim.

Com três vitórias e dois empates, 20 gols marcados e apenas 7 sofridos, o Grêmio Santa Luzia desbancou outros concorrentes da região durante as etapas classificatórias. A 31a edição do torneio registrou participação de oito equipes.

As partidas tiveram início no dia 1o de maio, sendo realizadas em um período de quatro meses. Para a entidade que o promove, o evento proporciona “um grande congraçamento entre os trabalhadores do setor profissional”.

Esta será a primeira vez que o título será disputado entre agremiações não ituanas em 31 anos de competição. O confronto decisivo será disputado no Estádio “João Ferreira Marciano”, do Clube Campestre Vale do Sol, na cidade de Itu. A partida que vale o título máximo do torneio começará às 15h30.

Para a organização, a disputa é considerada um “grande jogo”, uma vez que envolve as duas melhores equipes da competição. Apesar de ter empatado por duas ocasiões, o Grêmio Santa Luzia não perdeu. Chegou à finalíssima como único invicto. A agremiação de Jumirim tem uma derrota, em cinco jogos. Ela briga pelo título ostentando 13 gols marcados e 8 sofridos na competição.

Como a equipe jumirense perdeu apenas para o Santa Luzia, a final terá um gosto de revanche. Quem vencer ficará com a posse transitória do troféu “João Ferreira Marciano – Edição III”, instituído em 2005 e mais uma premiação definitiva.

O sindicato aguarda “um bom público” para a decisão. São esperados torcedores de Tatuí, de Jumirim e, até mesmo, do município que sedia a competição.

A entidade promove o evento com objetivo de proporcionar aos trabalhadores das categorias profissionais abrangidas por ela. O torneio tem caráter regional e agrega apenas empregados das 16 cidades que integram a base do Siticocimocir.

Em 2014, o evento teve o Grêmio Esportivo Progresso Colonial, da cidade de Itu, como bicampeão. A equipe venceu, pela primeira vez, no ano anterior.

Na final no ano passado, a equipe de Itu venceu a Cerâmica Tezotto, de Jumirim, pelo placar de 3 a 0. O jogo que decidiu o título aconteceu no dia 8 de novembro.

Ao todo, o Grêmio Progresso jogou oito vezes, venceu sete, marcou 27 gols e sofreu 9. O time chegou à final da disputa com 88% de aproveitamento técnico.