Grande maioria não aceita ideia de mudança no brasão tatuiano

A grande maioria dos leitores que participou da enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) indicou não aceitar alterações no brasão do município.

Essa foi a opção de 82% dos participantes, frente a 12%, que responderam concordar com mudanças no sígno local, imprimindo-lhe simbologia voltada à tradição musical tatuiana.

A proposta figurou a enquete em razão de sugestão do secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, em visita a Tatuí, onde participou da 4ª Conferência Municipal de Cultura, no final do mês passado.

O secretário afirmou que o brasão do município poderia ser atualizado, tendo como base a tradição musical e o potencial turístico que isso representa.

Nesta semana, a pesquisa tem como tema a preservação dos patrimônios históricos em Tatuí. O Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí) busca promover reestruturação na lei de preservação e criar novas diretrizes para tombamento e registro de bens culturais (reportagem nesta edição).

A legislação atual é considerada antiga, sem condições de atender às necessidades da atualidade. Em razão disto, a enquete pergunta: “Qual valor você atribui aos patrimônios históricos da sua cidade?”. As respostas são: “imenso”, “grande”, “médio”, “pequeno” e “nenhum”.

A questão pode ser respondida, a partir deste sábado, 8. A votação se encerra na sexta-feira, 14, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 16.