GCM soma quatro detenções e duas apreensões em dois dias de trabalho





GCM

Pinos com cocaína, dinheiro, cápsulas vazias e anotações foram apreendidas em ocorrência de tráfico

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) deteve quatro pessoas e apreendeu dois menores de idade na sexta-feira da semana passada, dia 15, e no sábado, dia 16. Em balanço divulgado pelo comando, com aprovação do diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública, Onofre Machado Junior, a corporação somou atuações em casos de tentativa de estupro, captura de procurado, depredação e tráfico de entorpecentes.

Os flagrantes ocorreram no Jardim Tóquio, vila Juca Menezes, na vila Angélica e no centro. Na primeira localidade, os guardas deram voz de prisão a Emerson Pires do Prado, de 23 aos, às 15h50 do dia 15. A detenção ocorreu por conta de denúncia anônima de tráfico, na rua Agenor da Silva Teles.

Conforme a CGM, o acusado tentou “sair andando” ao notar a presença da guarnição. Em revista pessoal, a equipe localizou com o suspeito um pino de plástico com cocaína. A droga estaria em um dos bolsos da roupa de Prado.

Também com o suspeito, os guardas apreenderam R$ 99 em diversas notas. A equipe informou, ainda, que Prado teria dispensado um objeto antes da abordagem. Depois de verificá-lo, a GCM localizou 29 pinos de cocaína em um saco plástico.

Prado teria confirmado o “comércio de entorpecentes”. Na residência dele, os guardas que atuaram no flagrante localizaram 30 munições de calibre 22. Os projéteis estavam guardados em uma caixa, dentro de um guarda-roupa no quarto do suspeito. Prado recebeu voz de prisão, sendo levado ao plantão policial.

Também no dia 15, guardas civis municipais apreenderam 12 porções de maconha e 20 pedras de crack com um menor de idade. O flagrante ocorreu às 20h34, na rua Juca de Menezes, na vila Menezes, durante patrulhamento de rotina.

Equipe que passava pelo local suspeitou da ação do menor. O adolescente teria “mudado de comportamento” e confessado ter mais entorpecentes na casa dele. No local, os guardas encontraram maconha e crack e dois rádios comunicadores. O equipamento, as drogas e o menor foram encaminhados ao plantão policial. O adolescente permaneceu à disposição da Justiça.

Na manhã de sábado, 16, guardas civis municipais capturaram um foragido da Justiça. Edimárcio Cristiano Pedroso Soares recebeu voz de prisão às 11h07, dentro do Residencial Juliana, na vila Angélica. Ele teve a condição de procurado descoberta depois de ter sido abordado por apresentar atitudes suspeitas.

A GCM informou que enquanto era revistado e tinha os documentos verificados, Pedroso havia confessado não ter retornado do indulto do Dia dos Pais, em 10 de agosto. Na sequência, ele foi encaminhado ao plantão policial.

Por volta das 12h25 de sábado, uma guarnição averiguou três pessoas suspeitas de depredar um orelhão. O dispositivo localizado na praça Paulo Setúbal (Barão) teria sido danificado por três pessoas, conforme denúncia de populares.

Testemunhas informaram para GCMs as características dos suspeitos. Um homem de 19 anos e dois menores, de idades não divulgadas, foram encontrados próximo do orelhão. Na Delegacia Central, durante registro de boletim, um dos adolescentes teria confessado ser o responsável pelo dano ao aparelho.

Por conta da idade, o menor responderá por ato infracional. O adolescente foi liberado por um responsável, após assinatura de TCO (termo circunstanciado).

No período da noite, dois homens receberam voz de prisão, um pela acusação de estupro de vulnerável, no centro, e outro por tráfico de drogas, também no centro. A GCM deteve um homem de 28 anos depois de ter sido acionado por pessoas que estavam na rodoviária municipal “Pedro de Campos Camargo”.

Conforme a ocorrência, um grupo de adolescentes teria sido assediado e ameaçado por um homem. De posse das características do suspeito, a guarnição passou a fazer diligências, localizando o acusado na rua 11 de Agosto.

Segundo a GCM, o suspeito estava “muito agressivo e alterado”. Ele teria, ainda, “investido contra a guarnição”. Os guardas afirmaram, ainda, ser preciso fazer uso de “força moderada” para conter o suspeito e levá-lo ao plantão policial.

Na delegacia, uma das menores assediadas disse que o homem teria oferecido drogas a ela e a agarrado. Ela teria sido defendida por outro adolescente e deixado o local com o grupo. No entanto, o homem teria continuado a seguir os menores, fazendo “ameaças e assediando com claras intenções”.

Às 22h30, outra guarnição deteve Rafael Diogeles Moraes, de 26 anos, por tráfico. O suspeito recebeu voz de prisão na avenida Salles Gomes, após ter sido denunciado via COD (Centro de Operações e Despacho), da Guarda Civil Municipal.

Os guardas receberam informações de que um casal estaria vendendo drogas na avenida. Em patrulhas, uma guarnição localizou um motociclista “pegando algo com um suspeito”. O homem estava na frente de uma residência e, ao notar a viatura, teria tentado entrar no imóvel. Moraes estaria com R$ 190 e, de acordo com os guardas, teria confessado o tráfico de drogas.

Na casa em que ele estava, os GCMs localizaram uma menor de idade, de 17 anos, e um pote plástico com 36 cápsulas de cocaína. A equipe localizou o entorpecente dentro de uma das gavetas de uma cômoda. No mesmo local, apreendeu diversas anotações de contabilidade “referente à venda de drogas” e uma grande quantia de cápsulas vazias – que seriam usadas para o tráfico.

Após as vistorias, o casal foi levado ao plantão policial. Moraes permaneceu detido e a menor ficou apreendida à disposição da Vara da Infância e da Juventude.