GCM consegue benefí­cios e pacote para intensificar segurança pública





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Prefeito anunciou troca de viaturas, chegada de novos homens e nova sede para a GCM

 

Em reunião com guardas civis municipais, dia 25 de abril, no auditório do Nebam “Ayrton Senna da Silva”, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, anunciou um pacote para a segurança pública e apresentou, oficialmente, o novo gestor da Secretaria de Segurança Pública e Transportes, Odaílson Toth.

De acordo com o inspetor da GCM (Guarda Civil Municipal) Fábio Luciano Leme, o evento também serviu como reunião entre guardas, para que trocassem informações sobre todos os setores do órgão.

Dentro do pacote anunciado por Manu, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, estão inclusos novos homens para compor a GCM, troca de viaturas, compra de cães para trabalho no combate ao tráfico, finalização do estande de tiro no bairro Inocoop e construção de uma nova sede da Guarda.

Conforme Leme, 19 homens estão em processo admissional, a partir de concurso promovido em 2010. Segundo a assessoria de comunicação, os guardas estão em fase de acerto de documentação para iniciar as atividades.

De acordo com Leme, a GCM precisa “muito” de novos homens: “Na verdade, essa quantidade ainda é pouca, mas foi o que restou do outro concurso. Pelo planejamento do prefeito, existe a intenção de fazer um concurso ano que vem, para recrutar mais guardas, porque é muito serviço, temos muito trabalho e estamos com o efetivo reduzido. Isso vai suprir em parte, mas não totalmente”.

Conforme o inspetor, ainda há algumas deficiências na base da GCM, e, com a chegada de novos guardas, “será possível aumentar o efetivo e oferecer mais segurança à população”.

De acordo com Leme, a GCM ainda sofre com efetivo reduzido, e a contratação de mais homens vai suprir algumas lacunas que existem “em postos de trabalho nas ruas”, pois os guardas serão operacionais.

“Isso aumenta a prestação de serviço. Se, hoje, nós temos um efetivo ‘x’ para cuidar do trânsito da cidade, por exemplo, tendo um efetivo maior, é possível ter uma amplitude maior dessa prestação. Conseguimos ter guardas em mais postos, o que, estrategicamente, é melhor”, completou Leme.

Segundo o inspetor, as viaturas utilizadas pela GCM serão trocadas, pois alguns carros são alugados e estão com contrato expirando, e outros estão “desgastados”.

Leme acredita que a Guarda de Tatuí seja uma das mais efetivas e atuantes da região, e, por isso, é necessário fazer a manutenção de veículos e contratar mais homens, para que o rendimento do serviço não caia.

“É importante a renovação, porque os veículos que utilizamos são usados 24 horas por dia. Então, tem o desgaste natural do carro, e isso, muitas vezes, faz com que a gente não consiga prestar o serviço de maneira adequada”.

“Uma viatura mais moderna, com mais tecnologia, vai ajudar muito no patrulhamento e na efetivação do trabalho que a Guarda tem na rua, vai melhorar em todos os sentidos”, ressaltou Leme.

De acordo com o inspetor, a GCM é composta por 13 carros, sendo que, com o pacote anunciado, vai aumentar mais um veículo. A Prefeitura anunciou que as viaturas serão totalmente substituídas ainda no primeiro semestre de 2014.

A renovação será somente de carros, segundo Leme. Posteriormente, as motos serão trocadas, pedido já efetivado pela GCM junto à Prefeitura.

Um benefício, segundo a assessoria de comunicação, muito solicitado por guardas, a incorporação do RET (regime especial de trabalho) à folha de pagamento, entra em vigor a partir deste mês.

“Trata-se de uma conquista importante. Em caso de afastamento por algum incidente ou eventualidade no trabalho, ou algum problema de saúde, o guarda receberá o salário integral”, explicou o prefeito, durante a reunião com a GCM.

“Quando a gente deixa de receber quando nos afastamos por licença médica, é muito prejudicial, pois é o momento em que mais estamos precisando, para comprar remédios e fazer tratamentos e exames”, ressaltou o inspetor.

De acordo com Leme, há mais benefícios que os guardas solicitaram à Prefeitura, porém, até o momento, somente esse foi anunciado. Segundo o inspetor, “o prefeito traçou um plano para implantar todos os pedidos até o final do mandato”.

De acordo com a assessoria de comunicação, há outros dois assuntos em estudo para implantação: adoção de abonadas e aposentadoria especial. Porém, não há data definida para a regularização desses benefícios.

O estande de tiro, segundo a assessoria, está em fase de conclusão, no bairro Inocoop. Leme afirmou que o local está praticamente pronto e que só falta acertar a documentação para que a GCM possa utilizá-lo.

O prefeito anunciou, também, a possível troca de local da sede da GCM. “Estamos também demarcando e regularizando todo o terreno para construção da nova sede da Guarda Municipal no Inocoop, para que possamos regularizar a matrícula da área, desenvolver o projeto e pleitear recursos para realizar esse sonho”, ressaltou Manu.

De acordo com Leme, a sede, que atualmente abriga a GCM, está reduzida ao tamanho do efetivo, havendo necessidade de um local maior.

“Tem um prédio abandonado que seria utilizado para o extinto Tiro de Guerra, esse prédio tem condições de ser reutilizado. Embora, aparentemente, ele esteja bem precário, os engenheiros avaliaram que dá para usar a estrutura”, explicou Leme.

Conforme o inspetor, serão construídos anexos e feita uma ampliação do local, para ele poder atender “todas as necessidades da GCM”. De acordo com Leme, a nova sede será na mesma área do estande de tiro, porém, não no mesmo local.

Não há data prevista para início de obras, pois, segundo o inspetor, elas são de alto custo e demandarão um projeto que possa ter participação do governo federal ou estadual.

O inspetor afirmou que o pacote anunciado pelo prefeito é resultado de pedidos que os guardas fizeram “para melhorar e regularizar algumas situações”.