Fusstat inicia projeto experimental para levar aulas a ‘rincões’

Presidente quer firmar parcerias com associações de bairros rurais

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) inicia hoje, quarta-feira, 22, projeto-piloto que visa oferecer cursos de capacitação na zona rural. O primeiro bairro fora do perímetro urbano a receber a nova modalidade de aulas será o Santuário Nossa Senhora de Fátima.

O curso de pão integral caseiro será ministrado no salão de festas da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima, das 19h às 22h. De acordo com a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o local foi escolhido por oferecer infraestrutura adequada à realização da aula-piloto.

“É uma aula experimental e faremos lá por eles terem dois fornos bons para assarmos os pães. Teremos mesas e um espaço bom, onde podemos dar as aulas para a população do bairro”, explicou.

Para a presidente, a aula inaugural trata-se de um teste. Caso o modelo dê certo, poderá ser replicado em outras localidades rurais de Tatuí, como os bairros do Congonhal e Mirandas.

“Estamos atendendo aos pedidos da população que mora na zona rural. Eles querem cursos práticos e com enfoque na alimentação saudável e na geração de renda. Então, é isso que vamos oferecer”, declarou.

Sônia pretende realizar reuniões com associações de moradores de diversos bairros de localidades rurais para “saber da realidade, necessidade e da infraestrutura disponibilizadas”.

“Como o Fusstat não tem espaços próprios nesses bairros, nem temos disponibilidade financeira para isso, dependemos de locais emprestados”, esclareceu.

No caso do Santuário Nossa Senhora de Fátima, a população local optou pelo curso em horário noturno, pelo fato de que, durante o dia, os moradores estão no trabalho. O horário alternativo, somado à distância da zona urbana, faz com que as aulas sejam mais esporádicas.

“Além do curso de panificação, estamos planejando outras aulas que não dependam de tanta infraestrutura, como artesanato. Isso pode facilitar a nossa entrada nos bairros distantes”, concluiu.