Fundo Social inaugura Polo de Construção





Amanda Mageste

Lu Alckmin afirma que capacitação na construção civil é essencial, pois há poucos profissionais na área

 

O Polo Regional de Construção Civil foi inaugurado na tarde de quinta-feira, 17, com a presença da primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, a Lu Alckmin.

Antes de iniciar a cerimônia, o Coral da Cidade da Tatuí “Prof. José dos Santos”, regido pela maestrina Cibele Sabione, fez apresentação ao público.

O evento contou com autoridades e primeiras-damas da região e foi aberto por Ana Paula Cury Fiúza Coelho, presidente do Fundo Social de Tatuí e primeira-dama.

Ana Paula agradeceu a presença de todos e de Lu Alckmin. Ela contou que foi para São Paulo, “encantou-se” com a Escola da Construção Civil que há na cidade e perguntou se havia a possibilidade de trazer o projeto ao município, mas foi informada de que, naquele momento, a entidade ficaria somente na capital.

Depois de um tempo, recebeu um telefonema de Lu Alckmin, dizendo que a cidade seria contemplada com uma unidade do projeto.

“Quero agradecer aos funcionários municipais, pois essa reforma só foi possível através deles, da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, pessoal da pintura, todos ajudaram.”

“Muito obrigada, pois vocês fizeram com muito amor. É como a dona Lu sempre fala, que, quando a gente coloca amor, as coisas acontecem”, afirmou Ana Paula.

O deputado estadual Edson Giriboni (PV), que também esteve no evento, cumprimentou e enalteceu a primeira-dama Lu Alckmin pelo trabalho à frente do Fundo Social. “Queria dizer que a dona Lu Alckmin merece muitos prêmios, aplausos, vitória e sucesso”.

Quanto à vinda do Polo à cidade, Giriboni sustentou ser muito importante ter esse espaço para qualificar profissionais na área de construção civil.

De acordo com o deputado, um dos fatores para uma cidade ser desenvolvida é ter mão de obra qualificada, uma vez que, com isso, as empresas podem se instalar nela e na região. Para ele, com o Polo em Tatuí, haverá desenvolvimento de forma “intensa” nos próximos anos.

“Cursos na área da construção civil vêm em um momento muito importante. Os alunos sabem dessa importância de sair qualificado, melhorar a mão de obra, ter mais oportunidade, gerar emprego e gerar renda”, ressaltou Giriboni.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, agradeceu a Lu Alckmin por ter escolhido Tatuí para receber o Polo Regional da Construção Civil. Também parabenizou a mulher dele, Ana Paula, pela conquista.

Manu argumentou que o curso irá qualificar muitas pessoas na área de construção civil, pois “a cidade sofre, hoje, com grandes deficiências” de mão de obra.

“Hoje, para encontrar um profissional da área de construção civil é tão difícil quanto encontrar um médico. São profissões totalmente distintas, que faltam muito no mercado”, afirmou Manu.

O prefeito acredita que, se os alunos aproveitarem a oportunidade de fazer capacitação, não faltará serviço para eles quando saírem do curso.

Antes de descerrar a placa de inauguração, Lu Alckmin disse que estava muito contente em estar na cidade para inaugurar o 26o Polo de Construção Civil do Estado e que ainda pretende inserir o projeto em mais 30 cidades.

Lu Alckmin apontou que “qualificar o ser humano é um dos bens que as pessoas podem fazer às outras”. Por isso, também, ela acha essencial a implantação de polos que capacitem profissionais.

“Quando a gente está qualificando um ser humano, a gente está qualificando uma família, porque todos têm uma família. Então, é uma honra ter essa oportunidade, junto com tantas pessoas, para a gente poder transformar vidas”, afirmou Lu Alckmin.

A primeira-dama do Estado lembrou que todos os materiais necessários para os cursos serão oferecidos pelo Fundo Social, assim como os uniformes usados por alunos e professores.

Ao entrar no espaço do Polo, Lu Alckmin parabenizou a primeira-dama Ana Paula e o prefeito Manu pelo trabalho, pois o espaço, segundo ela, está adequado para as aulas teóricas e práticas.

Lu Alckmin também frisou que é difícil encontrar profissionais capacitados em construção civil no mercado atual. Disse, também, que os professores escolhidos para ministrar as aulas são muito capacitados e foram bastante elogiados durante curso feito por eles no Fundo Social de São Paulo.

“Eu fico muito feliz, porque escolheram muito bem os profissionais que foram se qualificar para tornarem-se professores”.

“Eles são a alma desse curso, são muito importantes. O curso só existe a partir do momento em que há professores que, realmente, vão ensinar a técnica”, finalizou Lu Alckmin.

Adilson José Leite, professor, pedreiro e com experiência na área há 25 anos, disse que, além de ensinar técnicas, vai “aprender muitas coisas com os alunos”, pois muitos já são profissionais.

Para Leite, será uma troca de conhecimento, em que ele vai tentar transmitir o “melhor” aos alunos, para que eles saiam do curso “mais profissionais do que já são”.

O professor de construção civil disse que, além da parte prática, as aulas teóricas serão essenciais para capacitar os profissionais. Ele ensinará, também, a parte burocrática de construção.

“Vamos ensiná-los a construir em áreas adequadas, porque tem pessoas que fazem construção sem ir até a Prefeitura, para saber se o terreno é legalizado ou não. Então, vamos ensinar muitas coisas na parte teórica”, ressaltou Leite.

Cursos do Polo Tatuí

As aulas no Polo começaram na segunda-feira, 14. São três cursos, divididos em dois períodos. O de pedreiro é na parte da tarde, das 14h às 18h. Os de azulejista e encanador serão no período da noite, mas o horário ainda não está definido, pois, como muitos trabalham, a presidente do Fundo Social de Tatuí disse que quer adequar de acordo com todos os participantes.

O curso acontecerá duas vezes por semana, com duração de dois meses e meio cada, exceto de encanador, que pode durar até três meses.

“Todo mundo fala que não encontra pedreiro, eletricista e encanador, é uma mão de obra cara. Acho que, com dois meses e meio, você já sai capacitado para fazer algo, para gerar uma renda, além de o curso não ter custo algum, ser totalmente gratuito”, argumentou Ana Paula.

“Os alunos não vão gastar nada, e quem não recebe nenhum benefício do governo e não é registrado, ao final do curso, recebe um auxílio de R$ 420”, ressaltou.

De acordo com a primeira-dama local, a capacitação será baseada em aula teórica, com poucas aulas práticas.

O Fundo Social ainda visa parceria com a Prefeitura, para um convênio em que seja possível consertar casas de população carente. Seria uma maneira de oferecer um estágio avançado aos alunos e ajudar as pes-soas que necessitam.

De acordo com Ana Paula, os professores da capacitação disseram que é possível fazer as aulas práticas fora do local de aprendizado. Portanto, é algo que ela estuda para as próximas turmas.

“Ainda temos que ver como vamos fazer, porque as aulas práticas são dentro do recinto, mas a gente pode fazer fora, nada impede. Porque, ali (no Polo), eles constroem e destroem. Então, de repente, eles constroem alguma coisa que vai ficar”, afirmou Ana Paula.

De acordo com a presidente, a intenção de trazer o Polo, além de oferecer capacitação, “foi para mostrar que o Fundo Social tem o enfoque de capacitar e preparar as pessoas para entrarem no mercado de trabalho”.

O Polo será regional, abrangendo as cidades no entorno de Tatuí. Porém, para os outros municípios, não serão oferecidas as três modalidades do curso, somente uma.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio local do curso, à rua José Ortiz de Camargo, 473, centro, telefone 3259-2430, ou na sede do Fundo Social e em todos os centros de capacitação espalhados pela cidade.

Ana Paula lembra que o Polo Regional de Construção Civil está aberto a maiores de 18 anos e para ambos os sexos.