Fundo Social de Solidariedade começa temporada de cursos





A temporada de cursos do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí foi aberta nesta semana com o início das aulas nos centros de capacitação espalhados por oito bairros.

De acordo com a presidente do FSS, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, cerca de 600 pessoas participam dos 30 cursos de capacitação oferecidos pelo Fundo.

“Estamos concluindo as aberturas dos cursos, começamos na semana passada. Seiscentas pessoas começaram a fazer os nossos cursos. A procura foi grande neste ano”, contou.

Apesar do número expressivo de vagas, há fila de espera para alguns cursos, conforme informou a primeira-dama. O cursos de babá e cuidador de idoso, por exemplo, têm 80 pessoas na espera.

O momento econômico atravessado pelo país pode ter feito com que as pessoas procurassem capacitação, para conseguir novas maneiras de complementar a renda familiar, segundo Ana Paula.

“O pessoal está procurando alternativas diferentes de fonte de renda, por causa da economia. É uma oportunidade para se capacitar em áreas diferentes”, afirmou.

Os cursos mais procurados são os da área da beleza. O projeto “Tesoura e Cia.” tem cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e design de sobrancelhas. A área de culinária tem cursos de salgados, doces, tortas, panificação e bolos.

Entre os cursos relacionados ao artesanato, estão arte em madeira, bordado e patchwork (trabalho em retalhos). O FSS também oferece cursos no Polo da Construção Civil, com aulas de pedreiro, encanador e azulejista, e na Escola da Moda, com cursos de modelagem, costura básica e costura industrial.

Além dessas capacitações, o Fundo Social tem aulas de babá e cuidadores de idosos e informática. Eles duram entre dois e quatro meses e são gratuitos. A periodicidade das aulas é semanal.

A novidade para este ano é o curso de restauro. Os alunos aprenderão a renovar os móveis que estavam “encostados”.

“Temos uma professora que adora restaurar móveis usados, e unimos o útil ao agradável. As meninas vão fazer a pintura, pátina, vai ser muito legal”, explicou.

A dona de casa Rita de Cássia Estevam Martins Pedroso é uma frequentadora assídua dos cursos do FSS. Entre os já feitos por ela, estão o de artesanato em EVA (etileno acetato de vinila), em 2013.

“Sempre faço curso do Fundo Social, e abriram esse de EVA na CDHU. Apaixonei-me pelo material e faço com o meu esposo nos tempos livres”, contou.

Atualmente, Rita faz o curso de costura no centro de capacitação da vila Esperança. Com o aprendizado em EVA, a dona de casa já montou a decoração de três festas de aniversário.

“Fiz a decoração de uma festa com o tema dos palhaços Patati e Patatá e do Scooby Doo. Fiz a decoração do aniversário de 15 anos do meu sobrinho.”, afirmou.