Fundo conclui captação de recursos para reformar prédio da Santa Casa

Sônia Maria Ribeiro da Silva anunciou nesta semana a conclusão da etapa de captação dos recursos (foto: Brunno Vogah)

A presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva, anunciou, na quinta-feira, 28, a conclusão da etapa de captação de recursos para a reforma do prédio “Orlando Bolzan”, da Santa Casa.

Os 33 quartos dos três pavimentos já foram adotados. A primeira etapa, com 11 cômodos, será entregue em dezembro. A reforma deve beneficiar pacientes que ingressam no hospital pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Nós concluímos a compra das camas, e estamos sempre dando satisfações aos doadores, de forma transparente”, afirmou Sônia.

Parte dos quartos foi adotada pelo sistema de cotas, no qual grupos de pessoas dividem a doação de R$ 15 mil. Outros doadores preferiram transferir o donativo de forma individual ou parcelada.

Enquanto pedreiros e eletricistas trabalham no primeiro pavimento a ser revitalizado, o Fusstat busca doadores de toalhas para completar o enxoval que será entregue junto com a ala.

Em outra frente, o órgão reuniu, na sexta-feira, 29 de setembro, 25 costureiras voluntárias no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia para confeccionar lençóis e fronhas.

A ação foi chamada de “Mãos Solidárias” e deverá totalizar mais de duas centenas de artigos de cama. A entrega do enxoval deve ocorrer durante o mês de outubro. As fronhas e lençóis são confeccionados com tecido doado ao Fusstat.

“A prefeita Maria José conseguiu a doação de latas de tinta com uma empresa. A quantidade é suficiente para pintarmos toda a Santa Casa, além das alas a serem reformadas pelo Fusstat. Isso deve nos ajudar nas despesas com a revitalização”, comentou.

A reforma de um dos prédios da Santa Casa é uma das diversas atividades realizadas pelo Fusstat, lembrou Sônia. Na terça-feira, 3, o órgão realizará, no Centro de Capacitação da vila Angélica, o lançamento da campanha Outubro Rosa.

No sábado, 7, voluntários e conselheiras do Fusstat estarão na Praça da Matriz na primeira ação da campanha pela prevenção ao câncer de mama. Serão distribuídos laços e bexigas cor-de-rosa, oferecida maquiagem nas mulheres e realizada a conscientização sobre a importância do autoexame das mamas.

Também neste mês de outubro, o Fusstat entregará o primeiro lote de bonecos de meia confeccionados por voluntários nos centros de capacitação. Serão beneficiadas crianças matriculadas em quatro creches. Foram priorizadas, neste primeiro momento, unidades instaladas em bairros carentes.

“O trabalho será estendido até o final do ano. O Dia das Crianças marca o início da distribuição. Temos cerca de 400 bonecos prontos e 3.000 meias para virarem bonecos”, contou.

Casamento Comunitário

Começam na segunda-feira, 2, e estendem-se até o final de dezembro as inscrições para o Casamento Comunitário do Fusstat. As bodas coletivas deverão acontecer no dia 26 de maio de 2018.

As inscrições estão limitadas a 50 casais e podem ser feitas na sede do Fusstat, no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes, 12, no centro.

Para se inscrever, é necessário ter mais de 16 anos e apresentar cópias do documento de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), foto 3 por 4, comprovante de renda, comprovante de residência, certidão de nascimento, ou de casamento, averbada para divórcio. Se o casal tiver filhos, é obrigatória a apresentação de certidão de nascimento deles.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-3408. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 11h às 17h.

O Casamento Comunitário pode ganhar novo local no ano que vem. A presidente estuda realizar o casório coletivo nas dependências da Associação Atlética XI de Agosto.

A preocupação com o tempo levou o Fusstat a estudar a mudança. Em 2015, uma forte chuva atingiu o município durante a cerimônia. Em outros anos, o frio típico de maio fez com que noivos e convidados “batessem os queixos”.

“Como o local é fechado, ninguém vai passar frio. Agora, vamos pedir doações para as empresas, colaboração de cabeleireiros e maquiadores para nos ajudarem no evento”, contou.