Frota de veí­culos tem aumento de 130% no perí­odo de dez anos





No final de 2013, o município registrou um total de 69.512 veículos, entre carros, motos, caminhões, tratores e outros modelos. Destes, mais de 35 mil são automóveis e mais de 18 mil, motocicletas, segundo dados levantados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Com esses números, Tatuí tem um veículo para cada 1,5 habitante, um carro para cada três pessoas e uma moto para cada seis.

Se comparada com o ano de 2003, quando havia pouco mais de 30 mil veículos na cidade, a frota aumentou em 130%. O número de motos triplicou de 2003 para 2013 e a quantidade de automóveis dobrou.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes, disse que, visto o aumento da frota de veículos, provavelmente, serão fundamentais alterações que possam reestruturar o setor, para não causar mais problemas na mobilidade urbana da cidade.

Menezes afirmou que “o município cresceu de maneira desordenada nos últimos anos, sem planejamento urbanístico ou viário”.

“Uma das obras fundamentais para desafogar o trânsito da cidade, o anel viário, não saiu do papel. Mais grave: teve desvio de recursos, irregularidades e foi paralisado”, acrescentou.

“Somente em 2013, quando assumimos, pudemos retomar a obra, que, agora, está em estágio adiantado e poderá ser inaugurada este ano”, disse Menezes.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, em Tatuí, é possível verificar problemas de engarrafamentos comuns às grandes cidades.

“As áreas mais críticas são o centro da cidade, em especial nas rotas que incluem as ruas mais estreitas, alguns trechos da rua 11 de Agosto, a Teófilo de Andrade Gama, que já teve melhoria significativa e terá ainda mais fluidez a partir das novas interligações, além do acesso ao Jardim Gonzaga e vila Angélica”, ressaltou.

As novas interligações, comentadas por ele, referem-se especialmente a uma nova ligação entre a rua Teófilo de Andrade Gama e o bairro San Raphael. “Também estamos trabalhando na abertura de ruas entre o Jardim América, São Conrado e Santa Luzia”, afirmou.

No Brasil, os dados não são diferentes: no ano passado, o país registrou mais de 81 milhões de veículos, sendo que mais de 45 milhões são carros e mais de 18 milhões são motocicletas.

O país possui, atualmente, um veículo para cada 2,4 habitantes, um automóvel para cada 4,4 pessoas e uma moto para cada 11. No período de uma década, a frota nacional duplicou, já que em 2003 havia mais de 36 mil veículos no país.

A cidade de São Paulo é a campeã em número de veículos: ao todo, são mais de 7 milhões, para uma população superior a 11 milhões. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com uma frota de mais de 2 milhões, e Belo Horizonte vem em seguida, com 1,5 milhão de veículos.

O Sudeste é a região com a maior frota do Brasil, com um total superior a 40 milhões de veículos. Em segundo lugar, aparece o Sul, com mais de 16 milhões, e, em seguida, o Nordeste, com mais de 13 milhões.

O Centro-Oeste registrou uma frota de mais de 7 milhões de veículos e a região Norte, mais de 3 milhões.

Menezes argumentou que os motivos do aumento do número de veículos em Tatuí e no Brasil referem-se “à ascensão de milhões de brasileiros à classe média, às melhorias das condições de vida e às facilidades oferecidas pelo governo e pelas montadoras, como estímulo à economia”.