Formatura do Proerd teve mais de 450 alunos de seis escolas

    Programa objetiva resistência às drogas por meio da educação

    154
    Formatura envolveu 458 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec
    Da redação

    O ginásio da Emef “Professora Eunice Pereira de Camargo”, no bairro Jardins de Tatuí e pertencente à Secretaria Municipal de Educação, sediou, na manhã de segunda-feira, 2, a formatura de 458 alunos dos 5º anos de escolas da rede municipal de ensino que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), iniciativa da Polícia Militar do estado, no segundo semestre de 2019.

    A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, educadores e pais e familiares dos alunos. Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra, estiveram a capitão PM Bruna Carolina dos Santos Martins, comandante da 2ª Cia. do 22º BPM-I; o secretário municipal da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva; o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; a supervisora de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Cecílio; o policial militar e ex-responsável pelo Proerd por 15 anos em Tatuí, Valdemir Ledo Bonfim; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Tatuí (Conseg), José Maria de Moura.

    Também participaram da formatura: o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; a supervisora de ensino fundamental da Secretaria de Educação, Tatiane Popets; a representante da Casa de Acolhimento, Roseli de Lara; e a representante do vereador Alexandre Grandino Teles, Beth Miranda.

    Ao todo, seis escolas tiveram alunos participando do Proerd: Emef “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo”, Emef “Prof. José Galvão Sobrinho”, Emef “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, Emef “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, Emef “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e Emef “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”.

    Na abertura da solenidade, foi apresentado um breve histórico do Proerd, uma adaptação brasileira do programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education” (D.A.R.E.), surgido em 1983 e implementado no Brasil pela Polícia Militar dez anos depois, em 1993.

    Publicidade
    Siltec

    Atualmente, o programa é adotado em várias cidades brasileiras e desenvolvido mediante ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, auxiliando a reconhecer as pressões e as influências que contribuem ao uso de drogas e à prática da violência.

    Houve, ainda, uso da palavra por parte dos convidados: soldado PM Viviane Garcia e cabo PM Carina Bueno, ambas instrutoras do Proerd, capitão Bruna e professor Cardoso Júnior.

    Durante a formatura, foram entregues certificados aos professores dos 5º anos das seis escolas participantes do Proerd neste segundo semestre, além de medalhas aos alunos que mais se destacaram durante as aulas pela assiduidade e à redação referente ao próprio programa.

    Outro momento da solenidade teve a leitura da redação do aluno Gustavo Vinícius da Silva Camargo, da Emef “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”. “Devido a seu excelente desempenho na redação, o aluno foi chamado para realizar a leitura de seu próprio texto”, informou a assessoria de comunicação do Executivo.

    Também houve a apresentação do vídeo da música “Paz”, seguida do juramento pelos alunos, que consiste na promessa deles em colocar em prática todo o aprendizado que adquiriram no Proerd, com a finalidade de se manterem longe das drogas e da violência.

    A formatura terminou com a entrada do Leão Dare, a execução da “Canção do Proerd” e o grito de guerra dos alunos, que responderam à pergunta: “Hoje foi dia de…?”. “Proerd!!!”, responderam.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome