Fluminense campeão do mundo

249
Publicidade





Rola muita discussão sobre o título do mundial do Palmeiras na famosa Taça Rio de 1951. É ou não é? A Fifa garante o título, outros clubes não consideram. Torcedores no seu tom jocoso, e por pura gozação, aumentam a discussão e a dúvida.

Se considerarmos assim, o Fluminense, em meados de 1952, ganhou o mundial de clubes, e por isso é campeão do mundo também. O tricolor com uma surpreendente campanha de cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota, fazendo 14 gols e sofrendo somente quatro, esnobou em cima do Sporting de Portugal, o Grass Hopper da Suíça, Peñarol do Uruguai, F. K. Áustria Viena e do Corinthians Paulista.

Fez a final emocionante contra a equipe uruguaia com seu mais famoso jogador, Obdúlio Varela. Vitória por 3 a 0 com gols marcados por Marinho (dois) e Orlando, a um minuto do final, convertendo um pênalti sofrido por Marinho, em jogada violenta do uruguaio Davoine.

Portanto, aí está o Fluminense F. C. 1952 – Campeão Mundial Inter Clubes no Rio de Janeiro. Em pé: Pindaro, Jair Santana, Edson, Bigode, Castilho e Pinheiro. Agachados: Telê Santana, Orlando Pingo de Ouro, Marinho, Didi e Robson.

Publicidade

Curiosidades e histórias bonitas do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade