Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito no CDMCC nesta quinta-feira

236
Publicidade





Divulgação

Maestro Neil Thomson regerá orquestra de Goiás em turnê na cidade

 

A noite desta quinta-feira, 9, terá sonoridade diferente. Na ocasião, o Conservatório de Tatuí recebe a Orquestra Filarmônica de Goiás para apresentação gratuita. O concerto será a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415.

Sob regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresentará a “Suíte para Metais e Tímpanos”, de Mário Ficarelli, e a “Sinfonia nº 2”, de Carl Nielsen. A apresentação faz parte da segunda turnê nacional do grupo que, além de Tatuí, passará ainda pelas cidades de Campos do Jordão e São Paulo.

Publicidade

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do governo do Estado de Goiás e integra estrutura do Centro Cultural “Oscar Niemeyer”. Trata-se de um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

A Filarmônica trabalha para inserir, de “forma definitiva”, a música de concerto no calendário cultural de Goiás. Até o final deste ano, o grupo terá realizado mais de 60 apresentações em Goiânia e em outras diversas cidades.

Neste ano, a orquestra ampliará as atividades no âmbito do território nacional. Apresentações acontecem em outros Estados, como São Paulo, na consagrada Sala São Paulo e nos renomados Festival de Inverno de Campos do Jordão e Conservatório de Tatuí.

O maestro Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. Assumiu em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás e fez estreias consideradas “bem-sucedidas” junto às Orquestras Filarmônica de Tóquio, Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, Royal Northern Sinfonia, Sinfônica de Israel, Sinfônica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, entre várias outras.

Recentemente, se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes. Destaques são apresentações de “O Mágico de Oz”, “Casablanca” e “Psicose”. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de “Cantando na Chuva”, com a Royal Philharmonic Concert Orchestra, no Royal Albert Hall, em Londres.


Publicidade